A empresa de bebidas alcoólicas Kirin Holdings está buscando adquirir totalmente a Fancl, varejista de cuidados com a pele e suplementos dietéticos, em um esforço para diversificar em meio a um mercado fraco de cerveja.

A Kirin detém atualmente uma participação de 33 por cento na Fancl e pretende adquirir as ações restantes, por 119,9 bilhões de ienes (US$ 1,3 bilhão), informou o Nikkei Asia.

A oferta deverá representar um ágio de cerca de 30% sobre o preço das ações. A Kirin adquiriu pela primeira vez uma participação de um terço na Fancl por 130 bilhões de ienes em 2019.

O negócio de bebidas alcoólicas da Kirin representa a maior parte do lucro da empresa. No ano passado, a empresa contribuiu com um lucro de 119,9 mil milhões de ienes para a Kirin, enquanto a sua divisão de ciências da saúde registou um prejuízo de 12,5 mil milhões de ienes.

Kirin espera que a aquisição da Fancl melhore os lucros do seu segmento de ciências da saúde e desenvolva um mercado mundial para os produtos.

O Nikkei Asia destacou que o mercado da saúde está a crescer, à medida que as pessoas se tornam mais conscientes da saúde desde a pandemia da Covid-19 e que a classe média nos países emergentes tem vindo a expandir-se.

Em agosto passado, a Kirin adquiriu a marca australiana de suplementos Blackmores por cerca de 170 bilhões de ienes.

O relatório observou que as vendas de cerveja só no Japão diminuíram 23% na última década. Globalmente, as vendas de cerveja têm sido mais fracas e não se espera que regressem aos níveis anteriores num contexto de crescente população preocupada com a saúde.

A Australian Financial Review informou anteriormente que a Lion, subsidiária da Kirin, pretende fechar a Malt Shovel Brewery no interior de Sydney em agosto, após 36 anos de operações, devido aos altos custos… leia mais em InsideRetail 14/06/2024