Anos atrás, Will Allred e William Ballance estavam desenvolvendo uma plataforma de tecnologia, Sorter, para aplicar personalidade e psicologia da comunicação a campanhas de marketing. Assim como Sorter estava indo para o mercado, a pandemia atingiu – e os orçamentos de marketing congelaram. Com uma semana de financiamento sobrando, Allred e Ballance mudaram, reembalando sua tecnologia para funcionar no Gmail no que eles pensaram que seria um breve desvio para o lançamento do Sorter.

Mas os usuários gostaram do produto reformulado – e os investidores também. Assim, o Sorter se tornou o Lavender, uma plataforma de treinamento por e-mail de vendas com inteligência artificial.

O Lavender se integra a provedores de e-mail para fornecer contexto a um cliente potencial de vendas e sugerir maneiras de otimizar a mensagem para obter uma resposta. Mostrando que há dinheiro na ideia, a empresa anunciou hoje que levantou US$ 13,2 milhões em uma rodada da Série A liderada pela Norwest Venture Partners com participação da Signia Venture Partners e uma rodada inicial liderada pela Signia com contribuições da CapitalX, Position Ventures e vários investidores anjos. .

Lavender consegue US$ 13 2 milhões

Ao combinar aprendizado profundo em dados de e-mail com comunicação e psicologia comportamental, o assistente de redação de IA de Lavender identifica e implementa maneiras de aumentar as taxas de resposta”, disse Ballance ao TechCrunch em uma entrevista por e-mail. “No clima atual, as equipes precisam fazer mais com menos. Enquanto o tamanho da equipe de vendas diminui devido a demissões, as equipes usam o Lavender para tornar cada representante mais eficaz e eficiente.”

O produto de lavanda é composto por três componentes diferentes: um treinador de e-mail de vendas, um “assistente de personalização” e um portal de treinamento e inteligência de e-mail. As ferramentas de e-mail fornecem material de pesquisa (por exemplo, notícias e atualizações, estatísticas de financiamento, listagens de empregos, eventos, tweets e muito mais) aos destinatários e podem criar rascunhos automaticamente a partir dessa pesquisa (à la ChatGPT) ou simplesmente gerar alguns marcadores para trabalhar dentro um segmento de e-mail preexistente. Conforme um e-mail é escrito, Lavender pontua em tempo real, sugerindo melhorias em áreas específicas.

“Escrever um ‘e-mail melhor’ é um processo de quatro etapas – pesquisar, criar, editar e aprender – e nosso produto ajuda em todas as quatro etapas”, disse Ballance. “Em vez de automatizar, ajudamos os usuários a escrever e-mails personalizados eficazes com mais rapidez. A IA trabalha junto com eles, mas não os substitui.”

O já mencionado portal de aprendizado de Lavender, por sua vez, agrega e analisa a atividade de e-mail, destacando as áreas que precisam ser melhoradas. Os gerentes que usam o Lavender podem ver quais modelos de e-mail estão funcionando e quais não estão, por exemplo, bem como métricas como pontuações de e-mail individuais, taxas de abertura, taxas de resposta e tempo de escrita.

Lavender também detecta representantes “em risco” que podem precisar de suporte ou treinamento adicional para atingir determinados objetivos. Esse não é um recurso que provavelmente emocionará todos os representantes, especialmente aqueles que valorizam seus próprios processos e privacidade. Mas Ballance argumenta que é um bem líquido em que as vendas de uma organização estão em jogo.

“As equipes de vendas tornaram-se muito focadas na otimização para eficiência e automação. Essa otimização forçada deixou os compradores com uma má impressão dos vendedores, porque eles se sentem como se fossem apenas um número”, disse ele. “As vendas precisam voltar a construir relacionamentos reais – não automação e spam. O Lavender torna os e-mails personalizados reais mais rápidos para nossos usuários.”

Embora a Lavender não seja a única empresa que aplica automação ao segmento de marketing e divulgação de vendas, certamente está se beneficiando do período de expansão geral. De acordo com um relatório de 2022 da Ascend2 and Research Partners, 69% dos profissionais de marketing dizem que a jornada geral do cliente é parcialmente ou quase totalmente automatizada, enquanto 9% dizem que a deles é totalmente automatizada. O mesmo relatório descobriu que quase um terço – 31% – dos profissionais de marketing planejava comprar uma solução de automação de marketing nos próximos 12 meses.

Os rivais da Lavender incluem a Sellscale, que também usa IA generativa para escrever e-mails de marketing, e a startup de automação de marketing Klaviyo, que recebeu um grande investimento da Shopify em agosto passado. (Ballance também vê Jasper e Regie como concorrentes; ambos aproveitam a IA de geração de texto para rascunhos de textos de marketing.) Lavender tem uma base de clientes respeitável, totalizando cerca de 11.000 vendedores em organizações como Twilio, Segment, Sendoso, Sharebite e Clari.

“Construímos por quase dois anos antes de levantar capital de risco”, disse Ballance, recusando-se a responder a uma pergunta sobre receita recorrente. “A Lavender está bem capitalizada para continuar crescendo no mercado atual.

A equipe de Lavender cresceu recentemente para 16 funcionários, acima dos seis no quarto trimestre de 2022. Ballance diz que a startup – que arrecadou US $ 14,2 milhões no total até o momento – continuará a se expandir e a preencher “funções importantes” durante o resto do ano… leia mais em Teg6 02/02/2023