A Lectra adquiriu uma participação maioritária na empresa americana Launchmetrics, uma plataforma inovadora de soluções de marketing SaaS baseada na cloud. A aquisição expandirá as atividades da Lectra para o marketing da moda, o que fortalece a sua posição como um player da indústria 4.0, informou a empresa em comunicado.

A empresa, que oferece soluções de inteligência industrial nos setores da moda, automóvel e mobiliário, adquiriu cerca de 50,3% das ações da Launchmetrics por aproximadamente 85 milhões de dólares americanos, dependendo das receitas recorrentes e do EBITDA da empresa em 2023.

A Launchmetrics, fundada em 2015, é especializada em análise de desempenho de marcas para os setores de moda, estilo de vida e beleza. Em 2023, as suas receitas deverão rondar os 45 milhões de dólares americanos, incluindo mais de 40 milhões de dólares americanos em receitas recorrentes e um EBITDA ajustado de cerca de 5 milhões de dólares americanos gerado a partir de perto de 1700 clientes em cerca de 20 países, incluindo prestigiadas marcas de moda.

Lectra adquire participação maioritária da Launchmetrics

A aquisição do restante capital e direitos de voto está prevista em cinco fases: em 2025, 2026, 2027, 2028 e 2030. O preço total de aquisição deverá situar-se entre 200 e 240 milhões de dólares americanos, com base num crescimento esperado de dois dígitos em ambas as receitas recorrentes. A Bpifrance, acionista de referência da Launchmetrics, venderá parte das suas ações durante esta transação e permanecerá no capital da empresa até 2027.

“Esta aquisição enquadra-se naturalmente na abordagem da Lectra para expandir a sua presença no mercado da Moda, abrangendo ligações estratégicas adicionais da cadeia de valor dos seus clientes. A combinação das nossas soluções existentes com as da Launchmetrics estabelece o Grupo como o único ator tecnológico a apoiar os seus clientes desde o desenvolvimento do produto até à produção, depois da gestão de coleções ao marketing, comércio eletrónico e rastreabilidade”, explicou Daniel Harari, presidente e CEO da Lectra… leia mais em Jornal T 10/01/2024