O Leeds United vai ter um novo dono. Ou melhor, o acionista minoritário se tornará majoritário. A 49ers Enterprises, que já era acionista minoritária do clube, fechou um acordo com Aser Ventures, de Andrea Radrizzani, para se tornar a acionista majoritária, comprando os 56% do italiano. O acordo foi anunciado publicamente nesta sexta-feira, depois de uma longa negociação e de questionamentos, já que Radriazzani se tornou dono da Sampdoria.

“O Leeds United pode confirma um acordo entre a Era Ventures e a 49ers Enterprises para a compra do clube. OS dois lados continuam a trabalhar nos detalhes, e mais atualizações serão providenciadas em breve. Todo nosso foco continua em um retorno rápido à Premier League. Obrigado pelo seu apoio contínuo. Marchando juntos”, diz o comunicado do clube.

Andrea Radriazzani era dono do Leeds desde 23 de maio de 2017, que comprou 100% das ações do clube. Desde 24 de maio de 2018, a 49ers Enterprises passou a ser acionista minoritária do clube. A 49ers Enterprises, como o nome sugere, é dona do San Francisco 49ers, franquia da NFL, e tem como donos Denise DeBartolo York, Jed York e John York. Portanto, eles já conhecem bem o clube e já havia o desejo de comprar ações majoritárias há algum tempo. O acerto prevê também a compra do Elland Road para o clube – o estádio foi recomprado por Radrizzani quando ele se tornou acionista majoritário do clube, mas era vinculado a uma empresa diferente.

O que facilitou o processo foi o interesse de Andrea Radrizzani em comprar um clube na Itália. Ele fechou a compra da Sampdoria, recém rebaixada na Serie A. Curiosamente, é o mesmo caso do Leeds United, rebaixado à segunda divisão inglesa. A compra aconteceu, mas durante as negociações, Radrizzani ofereceu até o Estádio Elland Road como garantia para um empréstimo que viabilizaria o negócio, o que, evidentemente, deixou os torcedores do Leeds furiosos.

Com a insatisfação dos torcedores com uma gestão que saiu de Marcelo Bielsa para Sam Allardyce em dois anos – que culminou de um ótimo início no retorno à Premier League para o rebaixamento –, o desejo da 49ers Enterprises em comprar o clube e a compra da Sampdoria pela empresa de Radrizzani criou a tempestade perfeita para que a venda que acontecesse.

A compra formal deve levar algumas semanas até que legalmente aconteça, já que precisa passar pela aprovação da English Football League (EFL). Os indivíduos envolvidos na 49ers Enterprises terão que passar pelo teste para donos e diretores da EFL antes que a compra seja aprovada.

Mesmo que formalmente a venda vá ser oficializada apenas depois de todo o processo formal, a definição da mudança diretiva já acontece e isso libera para que o clube pense e se planeja em termos futebolísticos para a próxima temporada. O clube precisa começar escolhendo um novo técnico para a equipe, além de um diretor de futebol, depois da saída de Victor Orta.

É esperado que Paraag Marathe, presidente da 49ers Enterprises, que atua como vice-presidente do Leeds desde 2001, assuma como presidente do Leeds. O atual CEO, Angus Kinnear, deve permanecer no cargo. A expectativa é que a empresa faça investimentos para garantir que o clube não passe mais de 12 meses fora da Premier League… saiba mais em trivela 10/06/2023