Uma startup cripto cofundada pelo CEO da OpenAI, Sam Altman, levantou recursos para promover sua missão de fornecer uma identidade digital (ID) para todos no planeta. A Tools for Humanity, empresa por trás do projeto da criptomoeda Worldcoin, levantou US$ 115 milhões de investidores.

A startup visa criar IDs separados para cada pessoa viva, em parte, escaneando seus olhos. O dispositivo de escaneamento é uma pequena esfera que lê a íris do usuário, criando identidades digitais únicas baseadas em blockchain.

A Blockchain Capital liderou a rodada de financiamento da Série C, que também incluiu a equipe de criptoativos da Andreessen Horowitz, bem como a Bain Capital Crypto e a Distributed Global.

O cofundador e CEO da Tools for Humanity, Alex Blania, recusou-se a fornecer seu “valuation” em entrevista. Ele disse que o novo financiamento será usado para expansão do produto e contratação de novos funcionários para aumentar a equipe de 150 pessoas da startup. O “Financial Times” noticiou anteriormente alguns detalhes do acordo.

Leitura da íris: Fundador do ChatGPT capta US$ 115 milhões para startup cripto

A rodada de financiamento sinaliza a seriedade do empreendimento, disse Blania.

“Quando começamos a falar sobre isso há três anos, as pessoas realmente faziam piadas sobre nós, como se lêssemos muitos livros de ficção científica, e agora isso mudou”, disse ele.

A tecnologia de identidade da empresa será importante em um mundo em que a inteligência artificial (IA) levanta novas questões sobre o que é humano e o que não está na internet, disse Blania. É também um exemplo da sobreposição entre as indústrias de criptografia e IA.

“A motivação inicial era como podemos construir infraestrutura em um mundo em que a IA está se tornando cada vez mais poderosa”, disse ele…. leia mais em Valor Econômico 25/05/2023