A LG Electronics vai fazer um investimento estratégico para acelerar a evolução das suas capacidades em robótica de serviços, uma nova área de negócio chave para a empresa.

Nesse sentido, a LG acaba de celebrar um acordo de compra de ações para adquirir uma participação na Bear Robotics, uma proeminente startup de Silicon Valley, nos Estados Unidos, especializada em robôs de serviço autónomos orientados por inteligência artificial, através de um investimento de 60 milhões de dólares.

No CES 2024, o CEO da LG, William Cho, abordou estes potenciais investimentos de capital, afirmando que “no mercado da robótica de serviços, estamos concentrados especialmente em áreas como as entregas e logística. No entanto, estamos a considerar cuidadosamente as direções futuras, mantendo aberta a possibilidade de investimentos de capital ou fusões e aquisições.”

Bear Robotics

Fundada em 2017 sob a liderança do CEO, John Há, ex Senior Software Engineer e Technical Lead na Google, a Bear Robotics mereceu reconhecimento pelos seus robôs de entregas “indoor” alimentados por inteligência artificial, pensados para os Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão.

A empresa conta com uma equipa de engenheiros altamente qualificados, incluindo o cofundador e CTO, com experiência em proeminentes empresas de tecnologia. A Bear Robotics está a chamar a atenção pela sua experiência com plataformas de software de robótica de serviços, tecnologias de gestão de frotas de robôs e soluções de controlo em Cloud.

Software-defined Robotics (SDR)

A LG está a preparar-se para uma transição para a Software-defined Robotcs (SDR), o que representa uma mudança de rumo, do hardware para o software, semelhante ao que tem sido observado na indústria da mobilidade.

Antecipando o crescimento futuro, a empresa está em empenhada em desenvolver robôs de serviço com potencial de escala numa plataforma de software de arquitetura aberta, para que possa responder a uma grande variedade de ambientes, reconhecendo a importância da standardização das plataformas de robôs autónomos baseados em inteligência artificial.

Com anos de experiência na robótica, a LG tem vindo a acumular experiência na implementação de soluções robóticas em vários espaços comerciais, como aeroportos, hotéis, restaurantes, hospitais, retalho, museus, armazéns inteligentes e campos de golfe. A LG opera uma infraestrutura dedicada à produção de robôs de serviço no LG Future Park, em Gumi

A LG pretende liderar esforços na standardização de plataformas robóticas para reduzir significativamente os custos de entrada no mercado, aumentado a eficiência operacional e promovendo sinergias. “Assim como a Android revolucionou a era dos smartphones, as plataformas abertas standardizadas são essenciais para a ativação do mercado da robótica”, comentou o CEO da Bear Robotics, John Ha… leia mais em Grande Consumo 20/03/2024