A italiana Luxottica, proprietária das marcas de óculos de luxo Ray-Ban, Oakley e Vogue, anunciou hoje a assinatura de um acordo para comprar a totalidade do capital do grupo brasileiro Tecnol, que atua no segmento de óticas brasileiro com marcas próprias e licenciadas, como Forum, Kipling e Pierre Cardin.

A Tecnol, avaliada em cerca de 110 milhões de euros (US$ 148 milhões), será comprada em duas etapas – os primeiros 80% agora e os 20% restantes nos próximos quatro anos. A aquisição inclui as 90 lojas da rede Óticas Íris em São Paulo.

“O Brasil é um dos países onde a Luxottica pretende ser tão ‘doméstica’ quanto é na Itália, onde se estabeleceu há 50 anos”, disse a presidente da empresa italiana, Andrea Guerra, reforçando que o país também deve ajudar a fortalecer sua atuação na América Latina.

Com a fabricação local, a empresa italiana espera reduzir o tempo necessário para entregar os produtos aos consumidores em dois terços.

De acordo com o comunicado da Luxottica, o Brasil é um dos dez principais mercados para a divisão de atacado da companhia, com um preço médio por unidade superior ao europeu. Com a aquisição do Tecnol, a empresa espera elevar o país a um de seus cinco principais mercados.

O grupo Tecnol somou vendas de 90 milhões de euros (US$ 121 milhões) em 2010. A expectativa é que o processo de aquisição seja concluído no começo de 2012. Por Luciana Seabra
Fonte:Valor01/12/2011