O grupo M. Cassab adquiriu 100% do controle da Barrera Pharma, empresa de importação e exportação, que representa fabricantes de princípios ativos para a indústria farmacêutica. Segundo Gustavo Dosualdo, diretor da divisão farma e food da companhia, essa negociação elevou em 50% as operações da área farmacêutica do grupo.

Com atuação diversificada, em 15 áreas de negócios, desde químicas fina e industrial, nutrição humana, utilidades domésticas e brinquedos, o faturamento do segmento fármaco da M. Cassab saltará para US$ 70 milhões neste ano por conta dessa transação, afirmou Dosualdo.

A M. Cassab não possui laboratório próprio e nem pretende ter, disse o executivo. “Senão, passaríamos a concorrer diretamente com os nossos clientes, o que não faria o menor sentido”, disse. A empresa passa a representar 18 fabricantes de princípios ativos de medicamentos, ampliando o leque de distribuição para seus clientes. A empresa ampliou a operação de distribuição de uma extensa linha de excipientes e princípios ativos, gerando sinergia na cadeia.

A aquisição permitiu à companhia participar de todos os elos da cadeia, disse Dosualdo. Segundo o executivo, a empresa passa a atuar desde a formulação de um novo produto, até o fornecimento dos serviços logísticos para atender à demanda de cada uma das matérias-primas relacionadas ao projeto de cada companhia. A M. Cassab identifica os parceiros ideais para cada matéria-prima e assessora seus clientes no desenvolvimento e registro do produto nos órgãos reguladores, em conjunto com os departamentos de pesquisa e de assuntos regulatórios.

Os clientes da Barrera Pharma, que até então adquiriam os produtos das empresas distribuídos por meio de importação direta, passam contar com compras locais. A M. Cassab também presta serviço de distribuição e armazenagem para seus clientes.

Com mais de 80 anos de história, a companhia é especializada na importação, distribuição, trading e produção de insumos para diversos segmentos.
Fonte:ValorEconômico04/08/2011