A SHV Holdings, dona de diversas empresas pelo mundo inteiro, anunciou a venda da Mammoet, uma das maiores transportadoras especializadas do mundo. A expectativa é que a venda chegue a valores recordes, já que a transportadora atua no mundo todo.

Atualmente, a Mammoet tem mais de 2 mil funcionários diretos, tendo sido adquirida pela SHV em 2006. Nos anos seguintes, a empresa ampliou seu tamanho, passando a ter escritórios em 45 países, da Europa, América do Norte e América do Sul, com escritórios no Brasil, Chile e Colômbia na nossa região.

A decisão de venda se deu pela mudança de estratégia da SHV, que passará a operar exclusivamente com energia, reduzindo a fragmentação das operações pelo mundo, o que inclui o transporte.

Para a SHV, com a venda, a Mammoet terá a capacidade de continuar crescendo, o que não seria possível se continuasse sob o controle da Holding.

Gigante do transporte de cargas superdimensionadas Mammoet está à venda

“Ficou claro que oferecer suporte da melhor maneira possível para oito grupos não pode ser feito da maneira que gostaríamos. Isso não significa que a decisão de potencialmente alienar a Mammoet tenha sido tomada com tranquilidade. Eles têm sido um membro valioso da Família SHV por muitos anos e é com pesar que temos que deixá-los ir. O mais importante agora para a SHV é garantir que encontremos um novo proprietário comprometido em apoiar a Mammoet e nossos colegas nesta próxima etapa. Todos nós sentimos fortemente essa obrigação e faremos parte de todas as decisões do processo”, disse Jeroen Drost, CEO da SHV.

A Mammoet diz que, com um novo proprietário, terá a oportunidade de alcançar novos patamares devido ao rápido crescimento do setor de energia renovável e à rápida transição nas indústrias e sociedades.

Com sua grande frota de equipamentos de alta capacidade, a empresa está posicionada de maneira ideal para se beneficiar totalmente desses novos desenvolvimentos, bem como do fluxo contínuo de trabalho nos mercados tradicionais.

“Como líder global de mercado, demonstramos ser flexíveis. Mudamos de uma carteira de pedidos dominada por petróleo e gás para uma receita diversificada proveniente de vários setores, como nuclear, infraestrutura e energia renovável. Essa diversificação e vários programas de melhoria resultaram em forte crescimento de vendas e aumento de lucratividade nos últimos cinco anos. A SHV tem sido uma grande proprietária da Mammoet e nos ajudou a alcançar nossos objetivos estratégicos. Estou convencido de que seremos capazes de continuar entregando excelentes resultados sob um novo proprietário, respaldando nossa estratégia de criar um futuro sustentável para nossa empresa e nosso planeta”, destacou Paul van Gelder, CEO da Mammoet… leia mais em Blog do Caminhoneiro 16/03/2023