A Mango continua a apostar em empresas emergentes e, através da sua aceleradora de startups, investe na Ziknes, empresa que se dedica ao desenvolvimento de software e sistemas de impressão 3D robóticos e com materiais reciclados.

O grupo de moda de Barcelona criou em 2022 o Mango StartUp Studio, uma plataforma com a qual procura reforçar o seu espírito inovador apostando em empresas emergentes de vários setores, mas apostando especialmente na tecnologia e na sustentabilidade. Até ao momento, investiu em cinco startups, entre as quais a Recovo, especializada na revenda de excedentes de tecidos, ou a Union Avatars, dedicada à identidade digital e desenvolvimento de avatares.

A Ziknes, por sua vez, nasceu em 2021 com o objetivo de transformar a fabricação de peças de arquitetura e design através da impressão 3D e da robótica com o objetivo de melhorar a eficiência, flexibilidade e sustentabilidade na produção.

Mango investe na empresa de impressão 3D Ziknes

O investimento da Mango na Ziknes traduz-se em um apoio financeiro através de um crédito participativo convertível. Significa também a entrada da startup num programa de aceleração através do qual os fundadores da empresa “irão aprender em primeira mão como funciona a Mango, podendo escalar o seu modelo de negócio”, explica o grupo têxtil.

“Além disso, a equipe da Ziknes receberá sessões de aconselhamento e mentoria por parte de profissionais da empresa em áreas como design de produto, especificamente design de mobiliário”, acrescenta.

Como grupo de moda, a Mango nasceu em Barcelona em 1984 e é atualmente um dos principais players do setor têxtil, com presença em mais de 115 mercados através de 2566 espaços (no final de 2022). Em termos financeiros, encerrou o último ano fiscal com um aumento nas vendas de 20,3% para 2688 milhões de euros. Além disso, 36% do seu volume de negócios foi registrado no canal online… leia mais em Fashion Network 30/11/2023