A multinacional americana Mars vendeu a espanhola Cafosa para o Grupo Resinas Brasil. A Cafosa é líder mundial na produção de gomas base para goma de mascar e está sediada em Santiga (Barcelona), onde possui fábrica, centro de P&D, planta piloto e 110 funcionários.

As origens da Cafosa remontam a 1979 como parte do grupo catalão Agrolimen , e foi adquirida em 2004 pela empresa britânica Wrigley, que por sua vez foi comprada pela Mars em 2008.

Apesar de um em cada dois fabricantes de gomas de mascar utilizar a Cafosa como fornecedora de goma base (exporta para 80 países), e de seu compromisso com a inovação por meio de gomas de mascar medicinais e funcionais, a empresa acumula vários anos de prejuízos.

Agora, o Grupo Resinas Brasil pretende dar um novo impulso por meio de sua complementaridade e sinergias: “Esta aquisição se encaixa perfeitamente em nossos planos de expansão no mercado. Celebramos com alegria a chegada da Cafosa à nossa família industrial, trazendo ao mercado tecnologia, ousadia, força e tradição”, afirmou em nota.

Em nome da Mars (dona de marcas de gomas de mascar como Orbit e Boomer), seu presidente mundial, Andrew Clarke, declarou: “A Cafosa tem sido uma parte importante do nosso negócio Mars Wrigley por muitos anos. Confiamos que o Grupo Resinas Brasil fornecerá Cafosa com oportunidades de crescimento e prepará-la para o sucesso a longo prazo.”

A Cafosa possui um portfólio de 350 diferentes fórmulas à base de gomas com 100 fórmulas ativas que se diferenciam pelo formato e sabor e pelas diferentes exigências sensoriais, e sua capacidade de fabricação de gomas base é de 20.500 toneladas/ano, enquanto a capacidade da Saúde em Goma em pó é 480 toneladas/ano.

O Grupo Resinas Brasil é uma empresa familiar fundada em 1907 em Portugal e atualmente reúne 50 empresas que abrangem os negócios agrícolas, matérias-primas, adesivos, tintas e revestimentos, cosméticos, ingredientes alimentícios (incluindo base de goma), móveis e processamento industrial de madeira, entre outros… saiba mais em El Economista ES 20/10/2022