O cenário de incertezas econômicas e as enchentes que atingiram fabricantes de discos rígidos (HD) na Tailândia devem afetar as vendas globais de computadores em 2012. De acordo com a consultoria Gartner, esse mercado deve crescer 5% no próximo ano. A expectativa anterior era de uma alta de 10,1%.

De acordo com o Gartner, a produção de computadores será limitada pela disponibilidade de HDs nos próximos trimestres, até que os fabricantes instalados na Tailândia consigam retomar a produção.

O país asiático abriga parques industriais das principais fabricantes de HDs e responde por aproximadamente 45% da produção mundial do equipamento. E a importância vai além dos produtos acabados. A Tailândia também concentra grande parte dos fabricantes de peças essenciais para a montagem dos discos.

O Gartner também revisou as projeções para o mercado mundial de tablets em 2012. Agora, a consultoria estima vendas de 107 milhões de unidades e não mais 110 milhões, como previsto anteriormente. Apesar da redução nas projeções de venda, este mercado deve ter um desempenho bem acima do visto neste ano e crescer 63%, segundo a consultoria. PorBruna Cortez
Fonte:Valor08/12/2011