No seu comunicado, a Michelin especifica que chegou a um acordo com a IDI, uma das principais sociedades de investimento cotadas em França, em virtude do qual irá adquirir 100% do Flex Composite Group (FCG) por 700 milhões de euros. A Michelin explica que “FCG é líder europeu em tecidos e filmes de alta tecnologia, com aplicações em mercados altamente técnicos, como iates, veículos esportivos elétricos, esportes e construção. A FCG domina uma vasta gama de soluções em compósitos poliméricos, complementares às já desenvolvidas pela Michelin. A empresa, que tem 400 funcionários, opera principalmente na Europa em mercados de rápido crescimento, impulsionada pela demanda dinâmica dos clientes nos setores premium. FCG gerou um volume de negócios de 202 milhões de euros em 2022,

Da mesma forma, a empresa Bibendum salienta que “esta aquisição está alinhada com o plano “Michelin in Motion 2030” e representa um importante passo em frente na estratégia do Grupo de expandir as suas atividades relacionadas com materiais de alta tecnologia para além dos pneus. O acordo permitirá aproveitar a capacidade de inovação e P&D da Michelin e aproveitará a experiência da FCG em processos industriais, implementando sinergias e melhorando a pegada ambiental da empresa”.

Michelin compra a empresa Flex Composite Group por 700 milhões de euros

Com a aquisição da FCG, a Michelin afirma que aumentará o seu volume de negócios na atividade de Materiais de Alta Tecnologia “em cerca de 20% e acelerará o perfil de crescimento deste negócio, com um efeito positivo na margem operacional da Michelin ao nível do Grupo e no Segmento das especialidades, no qual a FCG estará integrada. Também terá um impacto positivo na geração de caixa e no lucro por ação.”

Após a compra do Flex Composite Group, Florent Menegaux, presidente da Michelin, reconheceu que “estamos muito satisfeitos em receber as equipes do FCG em nosso grupo para criar um líder em tecidos e filmes de alta tecnologia. Esta transação se beneficia do melhor de ambas as empresas, em particular nossa experiência compartilhada em soluções de compósitos poliméricos. O objetivo é gerar sinergias e expandir as fronteiras da inovação em uma ampla gama de novos produtos e aplicações. Esta aquisição marca um passo importante em nossa estratégia de posicionar o Grupo como um player importante em soluções de compósitos poliméricos além da mobilidade”.

Por sua vez, Emmanuel Capriglione, CEO da FCG, afirmou: “A FCG experimentou um crescimento muito significativo nos últimos anos. Este sucesso deve-se a vários fatores chave: uma reconhecida competência em compósitos e películas, uma capacidade de inovação e uma forte vontade de melhorar constantemente o serviço prestado aos seus clientes. Com a Michelin, a FCG poderá aumentar a sua capacidade de inovação, melhorar a sua pegada ambiental e oferecer aos seus clientes materiais mais sustentáveis” .

A Michelin especifica que “a aquisição será financiada integralmente com o caixa disponível, uma vez que a Michelin mantém uma sólida posição financeira. Espera-se que seja fechado até o final do terceiro trimestre de 2023, sujeito aos ajustes de fechamento habituais e autorizações de controle de fusão nas jurisdições relevantes”… leia mais em EuroPneus 19/06/2023