A Microsoft confirmou que adquiriu a Fungible, empresa de unidade de processamento de dados (DPU).

A Fungible é um fornecedor de infraestrutura componível destinado a acelerar o desempenho de rede e armazenamento em Data Centers com DPUs de alta eficiência e baixo consumo.

“As tecnologias Fungible ajudam a habilitar uma infraestrutura de Data Center escalável, e de alto desempenho com confiabilidade e segurança”, disse a Microsoft. “A equipe Fungible se juntará às equipes de engenharia de infraestrutura de Data Centers da Microsoft e se concentrará no fornecimento de múltiplas soluções DPU, inovação de redes e avanços de sistemas de hardware”.

Os termos do acordo não foram divulgados, mas os relatórios iniciais do acordo, compartilhados no mês passado, fixaram o preço em cerca de US$190 milhões.

Microsoft confirma aquisição da Fungible

As unidades de processamento de dados (UDPs) são uma classe relativamente nova de processadores programáveis, evoluída dos cartões de rede inteligentes (DNIs inteligentes). Eles gerenciam a movimentação de dados através de um centro de dados, descarregam as tarefas da rede e ajudam a otimizar o desempenho das aplicações.

A Fungible, com sede em Santa Clara, foi fundada em 2015 como a primeira empresa a lançar tal produto na nuvem e conseguiu levantar mais de US$370 milhões.

Mas a empresa, co-fundada pelo fundador da Juniper Networks, teve problemas quando grandes empresas, incluindo Nvidia, Intel e AMD, entraram no mercado. GigaIO, Liqid e Lightbits também ganharam participação no mercado.

Em agosto passado, a empresa demitiu pessoal à medida que suas vendas diminuíram e seu fluxo de caixa diminuía. A SemiAnalysis relatou que a empresa tentou inicialmente vender-se à Meta, mas fracassou. Segundo informações, a empresa estava conversando com a Microsoft para um acordo personalizado de silício, mas na medida em que suas opções se reduziram, foi vendida à companhia por um preço de liquidação.

“Temos orgulho de fazer parte de uma empresa que compartilha da visão da Fungible e que irá alavancar o DPU e o software da Fungible para melhorar suas ofertas de armazenamento e rede”, disse Fungible em um anúncio em seu website. “Gostaríamos de agradecer a nossos fiéis funcionários por sua dedicação e trabalho árduo nestes últimos sete anos e a nossos clientes, parceiros e investidores por acreditarem e apoiarem nossa tecnologia”.

A Microsoft disse que o acordo sinalizava o “compromisso da empresa com investimentos de longo prazo e diferenciados” em sua infraestrutura de Data Centers… leia mais em DCD 10/01/2023