A Microsoft informou ter firmado um acordo vinculante para manter a franquia dos jogos Call of Duty na plataforma Playstation, da Sony, conforme a aquisição da Activision Blizzard parece mais próxima de ser concluída.

O anúncio feito neste domingo sobre esse acordo com a Sony busca abordar as preocupações dos reguladores de mercado de que a fusão deixaria mais jogos da Activision – como essa popular franquia de jogos de tiro – exclusivos na plataforma Xbox (da Microsoft).

“Temos o prazer de anunciar que a Microsoft e a @PlayStation assinaram um acordo vinculante para manter Call of Duty no PlayStation após a aquisição da Activision Blizzard”, disse o chefe da divisão de jogos da Microsoft, Phil Spencer, no Twitter.

A Microsoft também fechou um contrato de dez anos, no ano passado, com a Nintendo para manter o Call of Duty disponível também nessa plataforma.

Microsoft e Sony fecham acordo para manter Call of Duty no Playstation

O caminho para fechar a maior fusão de todos os tempos no setor de games foi aberto na sexta-feira, quando um tribunal de apelações negou um pedido da Federal Trade Commission para interromper a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft.

O principal obstáculo restante vem da Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido, que concordou em dar à Microsoft uma segunda chance (sem precedentes) de encontrar uma solução depois de vetar a fusão em abril devido a preocupações com o impacto do acordo no mercado de jogos em nuvem.

Depois disso, a Microsoft se ofereceu para vender os direitos dos jogos baseados em nuvem no mercado do Reino Unido… leia mais em Valor econômico 16/07/2023