A montadora chinesa Xpeng disse que comprará o negócio de desenvolvimento de carros elétricos da Didi — uma transação no valor de até 744 milhões de dólares que permitirá o fornecimento de veículos para a gigante do serviço de transporte de aplicativo, aumentando a produção e reduzindo custos.

As ações da Xpeng, um dos menores fabricantes de veículos elétricos da China e atualmente deficitário, dispararam 11% na bolsa de Hong Kong com a notícia que surge na sequência de uma venda de participação e celebração de uma parceria com a alemã Volkswagen.

O acordo com a Didi prevê que a Xpeng lance um modelo classe A no próximo ano sob uma nova marca, em um projeto chamado Mona, que terá preço na faixa de 150 mil iuans (20 mil dólares). Os atuais da Xpeng custam principalmente acima de 200 mil iuans.

Pelo acordo, a Didi ficará com cerca de 3,25% da Xpeng, com a fabricante de veículos elétricos emitindo ações a 64,03 dólares de Hong Kong cada, no valor total de 474 milhões dólares. O preço de oferta representa um desconto de 1,7% em relação ao preço de fechamento de sexta-feira.

Montadora chinesa Xpeng vai adquirir unidade de elétricos da Didi

Se as metas de entrega de veículos forem cumpridas, a participação da Didi poderá subir para 5,26%, por um valor de negócio de até 744 milhões de dólares.. leia mais em Época Negócios 28/08/2023