A MUBI, conhecida por seu serviço de streaming e produção de conteúdo, adquiriu neste mês uma participação majoritária na distribuidora global Cinéart. Com isso, marca um novo capítulo emocionante para ambas as empresas.

Fundada em 2007 por Efe Cakarel, a MUBI é a maior comunidade de amantes do cinema do mundo. Disponível em 190 países, tem mais de 16 milhões de membros em todo o mundo. Antes da Cineárt, a MUBI adquiriu a renomada representante comercial e produtora The Match Factory e Match Factory Productions, em janeiro de 2022

Por outro lado, a Cineárt foi fundada em 1975 por Elaine Dubois. A empresa se destaca por lançar filmes independentes nos cinemas, VOD, TV paga e home vídeo em todo o Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo), tem sido responsável pelo lançamento de diversos filmes de prestígio. Entre eles, Quem Quer Ser um Milionário, O Artista, e Amor.

MUBI adquire participação majoritária na distribuidora Cinéart

Parceria de Sucesso

As duas empresas já haviam colaborado em vários negócios de conteúdo. Aliás, recentemente fecharam uma parceria para o lançamento nos cinemas de Priscilla, de Sofia Coppola, na região do Benelux. O filme alcançou uma bilheteria superior a um milhão de dólares até o momento. Além disso, a parceria rendeu a inclusão de centenas de filmes lançados pela Cinéart à plataforma de streaming da MUBI do Benelux. Por exemplo, Dor e Glória, de Pedro Almodóvar, e Retrato de uma Jovem em Chamas, de Céline Sciamma. Tudo isso é um reflexo da forte parceria entre as duas companhias.

Continuidade e Parceria

A equipe de gestão da Cinéart continuará liderando a empresa como uma distribuidora independente europeia, mantendo sua estrutura de equipe, lista de filmes e colaboração com parceiros de longa data. Os Co-CEOs da Cinéart, Marc Smit e Stephan De Potter, permanecerão como acionistas significativos da empresa.

Comentários dos Líderes

Efe Cakarel, fundador e CEO da MUBI, expressou sua admiração pela Cinéart e sua equipe. Ele destaca a felicidade da MUBI com a parceria e a expectativa de levar mais filmes de qualidade para as plateias do Benelux em conjunto.

Marc Smit, Co-CEO da Cinéart, enfatizou a crença na visão da MUBI, enquanto Stephan De Potter, Co-CEO da Cinéart, ressaltou a importância de encontrar um parceiro que compartilhe da mesma paixão pelo cinema.

Essa união promete criar uma força formidável e permitir que ambas as empresas continuem se adaptando em um mundo em constante mudança, comprometidas em oferecer filmes excepcionais para os amantes do cinema… leia mais em Leitura Fílmica 15/02/2024