Com sede em Nova York MyPlace, uma rede social projetada para ajudar amigos a compartilhar suas casas particulares, levantou US$ 5,8 milhões em financiamento inicial liderado pela Freestyle Ventures. A plataforma foi lançada originalmente em 2019 pelos empresários Zach Bell e Rameet Chawla como uma forma de compartilhar suas casas particulares com seus amigos. Desde então, a plataforma se tornou uma rede social usada por milhares de pessoas em 86 países.

A dupla disse ao TechCrunch em uma entrevista que, no momento do lançamento, ambos estavam viajando a trabalho e não queriam que suas casas ficassem vazias por um longo período de tempo. Eles queriam que seus amigos aproveitassem suas casas vazias, então criaram um site Squarespace e adicionaram calendários no site para indicar quando suas casas estariam vazias. Em seguida, eles deram a senha do site para cerca de 100 de seus amigos.

“Indicamos quando nossas casas estavam disponíveis e dissemos aos nossos amigos para nos avisar quando quisessem ficar lá”, disse Bell, CEO da empresa. “Uma coisa levou a outra, e um amigo perguntou se eles poderiam adicionar sua casa. Então alguém disse que seu amigo estava procurando um lugar e se poderia adicioná-lo à lista. Isso meio que virou uma bola de neve assim – nunca antecipamos fazer isso como um negócio ou iniciar uma empresa juntos. Começou com a gente querendo dividir casas.”

Leia também demais posts relacionados ao setor Imobiliário no Portal Fusões & Aquisições.

MyPlace levanta US $ 5 8 milhões

O MyPlace não fez nenhuma publicidade paga e está crescendo com base no boca a boca entre amigos, diz Bell. A plataforma tem uma comunidade beta em execução de mais de 3.000 membros da comunidade e uma lista de espera de mais de 7.500 pessoas. Ao longo de 2021, a empresa viu um crescimento orgânico de usuários de 40% mês a mês. No mesmo período, o MyPlace também registrou um aumento de 50% nas viagens a cada mês.

Para participar da plataforma, você precisa ser convidado para a rede por um amigo que queira compartilhar sua casa com você. Depois de entrar na rede, você pode encontrar seus próprios amigos nela. A plataforma também possui grupos privados para os quais os usuários podem convidar uns aos outros. O MyPlace está atualmente trabalhando em sua lista de espera de pessoas que atualmente não têm amigos na rede para ajudá-los a obter seus próprios grupos de amigos na plataforma.

Chawla disse que a plataforma atualmente tem dois dados demográficos diferentes. O primeiro grupo demográfico são as pessoas que têm um espaço e querem oferecê-lo a um de seus amigos enquanto viajam, em vez de deixá-lo vazio. O segundo grupo demográfico é de usuários que desejam que uma fonte confiável permaneça em sua casa enquanto estiverem fora, potencialmente para cuidar de seus animais de estimação ou para cuidar da casa.

A dupla diz que o MyPlace não pode ser comparado a serviços de aluguel de curto prazo, como Airbnb ou Vrbo, porque sua plataforma não é sobre aluguel. Bell observa que o MyPlace é para compartilhar espaços privados com amigos ou amigos de amigos, enquanto os serviços de aluguel de curto prazo são dedicados ao aluguel de espaços com fins lucrativos. Ao contrário dos sites de aluguel de curto prazo ou troca de casas, Bell diz que os membros do MyPlace não estão procurando listar publicamente suas casas no mercado aberto. Ainda assim, se o MyPlace alcançasse uma escala mais ampla, poderia cortar o mercado de aluguel de curto prazo.

“Nós não falamos sobre preços, falamos sobre câmbio”, disse Bell. “Perguntamos o que as pessoas querem em troca de sua casa. Você quer que a outra pessoa pague apenas pelos produtos de limpeza? Você quer alguém para ajudá-lo com alguma coisa enquanto você estiver fora? Você está querendo apenas presentear uma estadia?”

Chawla continuou explicando que há duas coisas que você pode fazer com o MyPlace. “Você pode oferecer sua casa para seus amigos mais próximos de graça e então você pode oferecer sua casa a preço de custo, ou custo adicional, para amigos de amigos. Ao mesmo tempo, você pode oferecer um desconto para seus amigos próximos e familiares enquanto oferece seu lugar perto de uma taxa abaixo do mercado para os amigos deles”, disse ele.

Em 2021, 30% de todas as estadias no MyPlace foram gratuitas, pois os membros compartilharam seus espaços com amigos e familiares próximos. Nas estadias pagas, o MyPlace registrou transações no valor de US$ 2,5 milhões entre os membros no ano passado.

Quanto ao novo financiamento, o MyPlace planeja usá-lo para tirar o produto da versão beta e lançar seu aplicativo iOS no verão, a tempo da temporada de viagens. A rodada de financiamento contou com a participação de Haystack, Oceans e OnDeck, além de investidores-anjo da Tesla, Facebook, SpaceX e Paypal.

Em termos de futuro, Bell disse que vê um mundo onde todos podem compartilhar mais com seus amigos como forma de se conectarem uns com os outros. Ele observou que o desejo de controlar o compartilhamento em uma rede confiável, combinado com a aceleração do trabalho remoto, mudará a maneira como abordamos as viagens… leia mais em Teg6 03/03/2022