Eric Santos, CEO e co-fundador da RD Station, fala sobre os primeiros 10 anos da empresa e sobre a aquisição feita pela TOTVS

Clique no player abaixo e ouça o artigo:

Hoje é um dia muito especial. Há algumas horas, anunciamos a aquisição da RD Station pela TOTVS, na maior transação de uma empresa privada de software (SaaS) no Brasil. Neste post quero contar para vocês por que entendemos que esse é um marco muito importante para o futuro não só da RD, mas do nosso ecossistema como um todo.

Vamos começar esta história do início…

RD StationA RD completou recentemente 10 anos de existência. Hoje, em 2021, podemos dizer que o Marketing Digital já está consolidado no mercado. É fácil encontrar empresas de todos os tamanhos executando estratégias de Inbound Marketing, estruturando áreas de Inside Sales e Customer Success, contratando (e desenvolvendo) produtos SaaS.

Tão natural que fica difícil para muitos imaginar como era antes, há 10 anos. Você se lembra?

Como surgiu a RD Station
A RD nasceu de uma dor que nós, fundadores, vivemos em iniciativas anteriores. Sabíamos que o Marketing Digital era uma ferramenta poderosa para alavancar os resultados de uma empresa, seja B2C ou B2B. No entanto, para a maioria das pessoas os conceitos eram muito complexos. Eram raros os profissionais que entendiam deste ambiente, principalmente no contexto das PMEs. As grandes marcas “terceirizavam” essa complexidade para as poucas agências digitais da época, muitas vezes a custos exorbitantes.

Por fim, todo o método ainda era muito baseado em preceitos da publicidade antiga. O sucesso na maioria das vezes era medido por métricas de vaidade (likes, views, menções na mídia, prêmios em Cannes) e o modelo ainda baseado na interrupção do usuário/cliente impulsionado por grandes verbas de mídia.

O nome “Resultados Digitais” foi uma espécie de manifesto a este contexto. Entendíamos que o Marketing Digital poderia ser muito mais simples, acessível e orientado a resultados. Tínhamos uma visão de que um software intuitivo e integrado, impulsionado por uma metodologia adequada, poderia ser uma ferramenta muito importante para que as PMEs crescessem e prosperassem em um mundo cada vez mais digital.

No entanto, não existia mercado para o que estávamos nos propondo a criar. O racional que tínhamos naquele momento era simples: se não tentássemos educar as PMEs e disseminássemos os conceitos e práticas de Marketing Digital que conhecíamos, não haveria demanda para capturar. Na época, ninguém procurava por soluções de Automação de Marketing. O volume de buscas para este termo no Brasil era zero.

No entanto, sabíamos do potencial que isso tinha para ajudar as empresas a crescerem de forma previsível e escalável e nos esforçamos muito para tentar promover esses conceitos para o maior número de pessoas possível.

Educação como primeiro pilar
Educação sempre foi o ponto de partida de tudo que fazemos. No dia zero da empresa colocamos este blog no ar e começamos a produzir posts, eBooks, webinars, newsletters, etc. Quando anunciamos publicamente o RD Station Marketing, 18 meses depois, já tínhamos a primeira dezena de milhares de pessoas que consumiam nossos conteúdos mensalmente e que funcionaram como base para o lançamento do software.

Mais à frente, nos aventuramos a criar o nosso primeiro RD Summit em 2013, quando conseguimos juntar cerca de 300 dos pioneiros na discussão e implementação de Marketing Digital no Brasil. Na sequência, criamos a RD University, lançamos um blog e iniciativas específicas para nossos parceiros, formatamos um novo evento itinerante (RD on the Road), exploramos diferentes canais e formatos de Marketing Digital, tudo sempre com o mesmo espírito: tentar gerar valor através do compartilhamento de conhecimento e experiências…….

…..
Os próximos 10 anos e por que escolhemos a TOTVS como parceiros

Ainda que possamos reconhecer os avanços dos primeiros 10 anos, entendemos que estamos só no começo desta jornada. Temos uma visão extremamente ambiciosa para o futuro, que contempla o crescimento e consolidação do que já temos, a evolução em direção a uma plataforma completa de soluções de crescimento para PMEs e o projeto de expansão internacional.

Ao longo do ano passado, iniciamos um debate sobre as rotas possíveis que poderíamos percorrer em direção a esta visão. A conversa com a TOTVS se iniciou dentro deste contexto. Desde o primeiro momento, eles demonstraram o quanto entendiam que a RD era uma empresa diferenciada em vários aspectos, e que qualquer modelo que fôssemos debater só faria sentido se pudéssemos preservar esses componentes que nos fazem únicos e impulsionar o nosso plano existente com mais acesso a mercado, capital, canais de distribuição, expertise e estrutura.

Essas foram premissas fundamentais do nosso acordo. Manteremos a autonomia e independência. Não há qualquer mudança de gestão, marca, time ou produto.
Nós, fundadores, continuamos sócios à frente do negócio e motivados para continuar crescendo e caminhando em direção a essa visão. A TOTVS assume o papel que foi dos nossos investidores nestes anos – DGF, Redpoint eVentures, Astella, Endeavor Catalyst, TPG e Riverwood – para os quais seremos eternamente gratos pela confiança e apoio.

Do outro lado, passamos a contar com a parceria da maior empresa de software do Brasil, uma empresa pública e com governança destacada, com mais de R$ 2 bilhões de receitas anuais, 50% de market share em soluções de gestão no Brasil (32% em LATAM), e com sistemas por onde passam 25% do PIB nacional e 1/3 da CLT todo ano. São mais de 40 mil empresas de médio porte como clientes, uma enorme oportunidade para a expansão dos nossos produtos e também dos serviços dos nossos parceiros.
Mais importante do que isso tudo: a TOTVS reconhece a empresa especial que é a RD e está fazendo uma aposta muito significativa em vários aspectos. Para esta aposta fazer sentido, eles têm convicção de que é fundamental que a RD continue voando e entendem que a melhor forma de se alcançar isso é acelerar o caminho em que nós já estamos, da forma como fazemos.

Para fechar esse post, queria deixar um agradecimento especial aos meus amigos co-fundadores Guilherme Lopes, Bruno Ghisi, Pedro Bachiega e André Siqueira, pela enorme parceria em toda jornada até aqui; às nossas famílias, por todo suporte e entendimento nos momentos bons e nos difíceis; aos nossos incríveis clientes e parceiros que apoiam e confiam no nosso trabalho e nos surpreendem diariamente com exemplos de determinação e criatividade. E, por fim, a todos RDoers (atuais e passados). É realmente um privilégio poder trabalhar com tanta gente boa e do bem. Essa conquista é de todos nós.

Vamos em frente, pois temos muito a fazer, para cada vez mais realizar nossa missão, que é empoderar os heróis, heroínas e scale-up que fazem crescer a economia…. Leia mais em rd 09/03/2021