A Ocean Winds (OW), empresa internacional dedicada à energia eólica offshore e criada como uma joint venture 50-50 em 2020 pela EDP Renewables e pela Engie globais, e a Prumo Logística, um dos principais atores do setor de logística e infraestrutura no Brasil, uniram forças por meio de um Memorando de Entendimento (MoU) que reforça compromisso das duas companhias de impulsionar iniciativas de energia eólica offshore no país.

O MoU foi formalizado hoje com a assinatura de Bautista Rodriguez, CEO da Ocean Winds, Mauro Andrade, diretor de Novos Negócios da Prumo Logística.

A parceria permitirá a troca de informações pertinentes relacionadas aos estudos destinados a analisar um projeto de energia eólica offshore dentro da área de influência do Porto do Açu. Esse esforço conjunto envolve a execução de diferentes estudos críticos para projetos de energia eólica offshore, como estudos ambientais ou regulatórios, juntamente com avaliações de viabilidade financeira e técnica.

Ocean Winds e Prumo Logística unem forças

Para Mauro Andrade, Diretor de Novos Negócios da Prumo, a parceria evidencia que o Porto do Açu é o melhor ponto no país para a instalação destes projetos: “assinar este acordo com a OW mostra que estamos avançando no objetivo de tornar o Açu a principal base de instalação, comissionamento, operação e manutenção para parques eólicos marinhos na Região Sudeste. A proximidade de futuros parques eólicos offshore; a logística e o suporte marítimo existente no porto que já serve a indústria de petróleo e gás – e que também servirá ao segmento de eólica offshore; e a instalação da cadeia de valor com turbinas, pás eólicas, cabos e torres, farão do Porto do Açu a infraestrutura mais competitiva para servir esta indústria emergente”…. leia mais em Portos e Navios 12/09/2023