As transações de fusões e aquisições tiveram desempenho recorde em 2021 no Brasil, somando o total de 1.963 negociações realizadas. O crescimento foi 59% superior em relação a 2019. Além disso, o último trimestre apresentou o melhor resultado do ano: foram 602 negócios concluídos.

Do total de operações do ano passado, a maioria foi realizada no País, representando 65% do volume de negócios. Esses foram alguns dos destaques da pesquisa Fusões e Aquisições 2021 – 4º trimestre, realizada pela KPMG.

Operações de fusões e aquisições em 2021
Pxfuel

Transformação digital atraiu investimentos

Outro destaque do estudo foi a consolidação da tendência de investimentos em transformação digital, protagonizados por empresas brasileiras, multinacionais e investidores financeiros, que têm feito aportes em diversos segmentos de negócios.

Essa análise indica que a confiança em transações relacionadas à inovação permanece forte nos financiadores estratégicos desde o início da pandemia da covid-19, em 2020.

Indústrias de tecnologia e Internet lideraram transações

ranking dos segmentos de negócios com maior número de fusões e aquisições em 2021 foi liderado pelas empresas de Internet, com 34% das transações. No segundo lugar da lista, está o setor de Tecnologia da Informação (TI), com 18% dos negócios. Juntos, os dois setores responderam por mais da metade do total de operações do Brasil no ano passado.

Outras indústrias, como instituições financeiras, serviços para empresas e hospitais e laboratórios de análises clínicas, de maneira similar, demonstraram destaque no ranking de fusões e aquisições. O setor de telecomunicações e mídia, também incluso na lista, foi bastante impactado por transações em infraestrutura e conectividade para modelos inovadores.

A pesquisa Fusões e Aquisições é realizada desde 1994 e tornou-se referência na economia brasileira, sendo utilizada por empresas públicas e privadas, universidades e órgãos governamentais, entre outras instituições. A publicação contribui ainda para o desenvolvimento de seus negócios e produção de estudos…. leia mais em KPMG 09/03/2022

Leia também no Portal:  Fusões e aquisições: 1.901 transações realizadas em 2021. Crescimento de 65% – O mercado brasileiro de fusões e aquisições registou 1.901 transações no valor de R$ 732,8 bilhões em 2021, crescimento de 65,2% das operações e de 110,6% dos investimentos – em 20/jan/22