A startup de carne cultivada Orbillion Bio garantiu investimento de capital de risco para desenvolver ainda mais seu modelo preditivo ou “algoritmo de ampliação” para carne cultivada e lançar um produto no mercado “dentro de um ano”.

Especializada em cultivar carnes de raças patrimoniais como Wagyu, alce e cordeiro, a Orbillion está atualmente focada em criar um produto de carne moída que combina carne cultivada com ingredientes plant-based para oferecer um “produto saboroso e nutritivo pelo preço da carne produzida convencionalmente”, disse a CEO da Orbillion, Patricia Bubner, à Cultivated X.

A Venture Collective liderou a rodada de investimento, com co-liderança da At One Ventures. YCombinator, Metaplanet e outros investidores globais proeminentes em alimentos apoiaram o algoritmo de carne cultivada da empresa. Este capital eleva o total de fundos captados pela startup para US$ 15 milhões.

O algoritmo para carne cultivada

Em vez de enfatizar exclusivamente biorreatores e equipamentos físicos, a Orbillion Bio está focada em “bioware” e utiliza modelos computacionais avançados para aprimorar linhas celulares e meios de crescimento, acelerando a escala e reduzindo os custos para alcançar a paridade de preço com produtos de carne.

Quando perguntada sobre o que era “bioware”, Bubner disse à Cultivated X: “Bioware, em oposição ao hardware e software que são frequentemente o foco da escala – as coisas que realmente produzem a carne: linhas celulares, meios, dados biológicos – estão incluídas no que chamamos de bioware”.

No ano passado, a empresa alcançou um marco significativo ao realizar com sucesso uma execução em escala de 200 L de seu produto de carne cultivada, afirmado ser a maior produção em escala já realizada por uma empresa pré-Série A. Segundo a Orbillion, este marco enfatiza a capacidade do algoritmo de converter culturas 2D em culturas 3D de forma rápida e econômica.

“A execução e os dados e prova científica que obtivemos com isso foram usados para validar nosso modelo preditivo, plataforma de processo e abordagem de ampliação – o algoritmo para carne cultivada”, disse ela.

A plataforma de modelagem preditiva da startup permite simulação confiável de parâmetros essenciais de meio e bioprocessos, reduzindo os riscos de ampliação comercial e garantindo previsibilidade, rendimento, velocidade e economia. Ao alavancar esse modelo preditivo, a empresa afirma acelerar processos de ampliação com execuções de desenvolvimento mais econômicas.

4 milhões de libras anualmente

Além desses marcos impressionantes, a Orbillion afirma que suas linhas celulares de carne Wagyu podem prosperar em suspensão sem transportadores ou métodos de engenharia genética. Além disso, a empresa formulou e aprimorou um meio de crescimento livre de soro por meio de seu modelo preditivo para oferecer nutrição de precisão às células, “dando-lhes apenas o que precisam, quando precisam”, superando o desempenho dos meios à base de soro.

Quanto às limitações de CAPEX, a abordagem de baixo ativo da Orbillion elimina a necessidade de equipamentos personalizados e intensivos em capital, possibilitando a escalabilidade em infraestrutura existente. A empresa está estabelecendo parcerias de fabricação, como colaboração com a Solar Biotech, para ampliar os biorreatores de 20.000 L capazes de produzir 4 milhões de libras de carne anualmente.

“Ainda mantemos nosso compromisso anterior de ser capazes de produzir 4 milhões de libras por ano uma vez na escala comercial inicial”, disse Bubner.

Um fornecedor B2B de carne cultivada

A Orbillion agora possui uma diretoria com maioria feminina e contratou uma nova conselheira científica, Ana Piekarz, cientista PhD e Chefe Global de ESG Nutrition da Kraft Heinz.

Equipada com financiamento fresco e talento de primeira linha, a Orbillion está pronta para estabelecer alianças estratégicas como fornecedor B2B de carne cultivada, ultrapassando sua atual parceria com o distribuidor de carnes holandês Lutein Food para o mercado europeu.

Bubner acrescentou: “Além da Luiten Food, estamos em discussão com uma variedade de parceiros comerciais para poder atender diferentes mercados globalmente. Estou animada com todos eles e aguardo ansiosamente para compartilhar mais no futuro”… leia mais em VeganBusiness 29/03/2025