Em evento, o professor da NYU Aswath Damodaran disse que gostaria de ver o banco central norte-americano agindo mais do que minimizando a alta de preços

Enquanto parte do mercado atribui um caráter temporário para a alta da inflação, o professor da New York University (NYU) Aswath Damodaran — considerado o “Papa” do valuation — admite que a alta de preços é seu maior medo.

Leia também demais posts relacionados a inflação no Portal Fusões & Aquisições.

valuation

“Fico impressionado quando as pessoas dizem que inflação não é um problema, que basta colocar em uma caixa que aquilo desaparece”, disse durante o 8º Fórum Liberdade e Democracia, do Instituto de Formação de Líderes de São Paulo, nesta sexta-feira (17).

Para Damodaran, as pessoas que “querem dar desculpas” falam em covid-19, em desorganização da cadeia de suprimentos. Mas ele disse que não tem tanta certeza sobre o quão curtas são as razões para a inflação. “Estou cansado de o Fed [o banco central americano] dizendo ‘não se preocupe'”.

Danos da inflação

“A inflação é minha maior preocupação, porque não há lugar para se esconder. Tudo está exposto”.Aswath Damodaran

Damodaran lembrou que muitos jovens não viveram um período de inflação alta. “Eu cheguei ao mercado em 1975, quando você tinha inflação de dois digitos nos Estados Unidos”.

Em 2021, a inflação no país segue historicamente alta, em meio a interrupções na cadeia de suprimentos e uma demanda mais forte com a recuperação da atividade econômica. No dado mais recente, de julho, o índice de preços ao consumidor subiu 0,5%, segundo o Departamento do Trabalho do país.

Nos 12 meses até julho, o índice norte-americano avançou 5,4%. No Brasil, a inflação oficial medida pelo IPCA chega a 8,99% no último ano — em julho, o índice subiu 0,96%…Leia mais em seudinheiro 17/09/2021