A Petrobras informa que publicou seu Relatório de Sustentabilidade 2020. O relatório, além de apresentar o desempenho operacional, econômico, social, ambiental e de governança da Petrobras, mostra avanços em indicadores ambientais e sociais e apoio à luta contra os efeitos da pandemia na sociedade brasileira, ampliando, assim, os compromissos com a sustentabilidade.
A preocupação com a saúde e segurança dos empregados também é um dos destaques do relatório. Em 2020, não houve fatalidade nas operações e a taxa de acidentes registráveis por milhões de homens/hora alcançou 0,56, um novo benchmark para a indústria de óleo global.

No capítulo de mudanças climáticas, a companhia reporta os avanços de 2020, como a redução de 5% das emissões absolutas de gases de efeito estufa em comparação com 2019, consolidando o perfil de queda ao longo dos últimos anos.

A Petrobras atingiu 97% de aproveitamento de gás na área de E&P e reinjetou cerca de 7 milhões de toneladas de CO2 separado do gás produzido nos campos de pré-sal, alcançando um total acumulado de 21,4 milhões de toneladas de CO2 reinjetadas desde 2008. No segmento de refino, o destaque é a melhoria contínua do indicador de intensidade em carbono, com redução de 3,6% em relação ao ano anterior. Além disso, foi criado o programa Biorefino 2030, que prevê projetos para a produção de uma nova geração de combustíveis, mais modernos e sustentáveis, como o diesel renovável e o bioquerosene de aviação.

O relatório apresenta o apoio da Petrobras a projetos sociais, ambientais, culturais, esportivos e de negócios, ciência e tecnologia, que, em 2020, somaram R$ 120 milhões. Destaca também o apoio voluntário da companhia a projetos que atuam na recuperação ou conservação direta de florestas e áreas naturais e que, entre outros benefícios, promovem a fixação de carbono e evitam emissões de gases de efeito estufa.

O documento detalha o apoio da Petrobras nas ações para o enfrentamento à Covid-19, por meio da doação de testes, materiais hospitalares e de higiene, combustível para ambulâncias e veículos hospitalares e alimentos para famílias de baixa renda, entre outros. O documento apresenta também as doações financeiras de R$ 25,5 milhões em 2020, em resposta à Covid-19 e a outras situações de calamidade pública no Brasil.

O Relatório aborda os avanços da Petrobras em prol dos direitos humanos, incluindo a publicação, em junho, das Diretrizes de Direitos Humanos e o lançamento da atualização do Plano de Equidade de Gênero. Você pode clicar aqui para ter acesso ao relatório completo.. Leia mais em Petrobras 01/04/2021