A Qualcomm anunciou nesta quarta-feira, dia 13 de janeiro, que está nos processos finais para adquirir a startup Nuvia, empresa criada por veteranos da Apple que tem como foco priorizar fabricação de chips de alto desempenho com 5G. O valor da aquisição foi definido em US$ 1,4 bilhão.

Em nota à imprensa, a Qualcomm destacou que o 5G tem acelerado a convergência de computação e mobilidade, e que a compra da Nuvia “baseia-se na liderança em tecnologia Snapdragon da Qualcomm Technologies, oferecendo aprimoramentos […] no desempenho de processadores e eficiência de energia para atender às demandas da computação 5G de próxima geração.”

Fundada por Gerar Williams III, antigo Diretor Sênior e Chefe da divisão de Arquitetura de CPU na Apple que trabalhou na empresa por quase uma década, a Nuvia tem como Vice-presidente Sênior de Engenharia de Silício o também ex-Apple Manu Gulati, que trabalhou oito anos da Gigante de Cupertino. John Bruno, Vice-presidente Sênior de Engenharia de Sistemas na Nuvia, trabalhou cinco anos na Apple.

A Qualcomm diz que a NUVIA conta com uma equipe de design de tecnologia e CPU de nível mundial, com experiência no setor de processadores de alto desempenho, Systems on a Chip (SoC) e gerenciamento de energia para dispositivos e aplicativos de computação intensiva.

Também é destacado que a adição das tecnologias de CPUs da NUVIA à unidade de processamento gráfico móvel (GPU), mecanismo de IA, DSP e aceleradores de multimídia dedicados da Qualcomm aumentará a liderança das plataformas Snapdragon e posicionará os chips Snapdragon como “a plataforma preferida para o futuro da computação conectada”… Leia mais em tudocelular 13/01/2021

Qualcomm compra startup Nuvia