A Proofpoint, empresa de cibersegurança e conformidade pertencente ao fundo de private equity Thoma Bravo, anunciou em dezembro que assinou contrato definitivo para adquirir a Illusive, pioneira em detecção e resposta a ameaças de identidade (ITDR). Sem revelar o valor do negócio, a expectativa da empresa é que aquisição — ainda sujeita às condições habituais de fechamento — seja concluída este mês.

Com a aquisição, a Proofpoint diz que vai aprimorar suas plataformas de proteção de informações e ameaças, adicionando descoberta e correção proativas de riscos de identidade, bem como “uma forte capacidade de defesa pós-violação”, fornecendo uma solução unificada que estende a proteção em toda a cadeia de ataque para ameaças críticas como ransomware​ e violações de dados.

O aumento global de ataques cibernéticos foi impulsionado pelos cibercriminosos que mudaram suas táticas e foco para ataques baseados em identidade, com 84% das organizações sendo vítimas de uma violação relacionada à identidade no ano passado. Esses ataques atravessam identidades — desde a escalação de privilégios até o movimento lateral e abuso do Active Directory e ambientes de nuvem, como o Microsoft 365.

Proofpoint adquire empresa de resposta a ameaças de identidade

“Com o Illusive, a visibilidade exclusiva do Proofpoint das identidades atacadas e vulneráveis em uma organização equipará as empresas com insights sem precedentes sobre sua superfície de ataque de acesso privilegiado e controle excepcionalmente poderoso para proteger melhor as pessoas e empresas”, disse Ryan Kalember, vice-presidente executivo de estratégia de segurança cibernética da Proofpoint.

“Atualmente, é muito fácil para um invasor transformar uma identidade comprometida em um incidente de ransomware ou violação de dados em toda a organização. A aquisição da Illusive reforça o compromisso da Proofpoint com a inovação e o crescimento, trazendo tecnologia que define o mercado para tornar o trabalho dos agentes de ameaças o mais difícil possível”, completou ele.

Ofer Israel, fundador e CEO da Illusive, disse que “a empresa está resolvendo um problema que outras não conseguem, concentrando-se em proteger vulnerabilidades de segurança de identidade e interromper a ameaça de ransomware, que galvanizou a demanda mundial por nossa solução”… leia mais em Ciso Advisor 03/01/2023