O próximo capítulo na vida dos principais negócios de previsão de tendências de moda e beleza, WGSN, está definido para começar com a notícia de que está sendo vendido para a gigante de private equity Apax.

Faz parte do plano de “separação gerenciada” da controladora Ascential para seu portfólio mais amplo de negócios, anunciado em janeiro.

Então, ao detalhe. A Ascential venderá a WGSN para a Wind UK Bidco 3 Limited, uma empresa recém-formada criada por fundos assessorados pela Apax Partners LLP.

Está sendo vendido “por um valor empresarial total de até £ 700 milhões… [e] após os ajustes habituais de fechamento (incluindo em relação a aproximadamente £ 61 milhões de receita diferida), espera-se que as receitas da Bidco sejam de aproximadamente £ 572 milhões pagável na conclusão”.

Proprietário da WGSN venderá negócio gigante

Presumindo as aprovações dos acionistas e outras aprovações, tudo deverá ser concluído no primeiro trimestre do próximo ano.

A Apax iniciou negociações exclusivas sobre o acordo no mês passado, embora houvesse relatos anteriores de que havia perdido o interesse no acordo.

Mas tem claramente uma forte convicção de que a empresa já comprou a Emap (a editora que mais tarde evoluiu para a Ascential, proprietária cotada na bolsa de valores da WGSN), depois de a Emap ter comprado a WGSN aos seus fundadores.

Esses fundadores – Julian Worth e o falecido Marc Worth – venderam a WGSN por cerca de 140 milhões de libras em 2005. Eles a fundaram sete anos antes, numa época em que a previsão de tendências online não existia.

Lançada originalmente como um negócio exclusivamente de moda, desde então expandiu-se para outros setores, como beleza, interiores, alimentação, tecnologia de consumo e muito mais… leia mais em Fashion Network 30/10/2023