O Brasil é uma potência alimentar, ambiental, hídrica e energética, temos tudo para um bom período de desenvolvimento pela frente e para ocupar lugar de destaque no cenário internacional.

Diariamente observamos, na mídia, um aumento expressivo de notícias relacionadas às operações de fusões e aquisições de empresas no mercado brasileiro. De forma simples, vamos entender o que está ocorrendo. O termo fusões e aquisições significa transações em que uma ou mais empresas se unem, formando uma terceira, ou em que uma organização adquire outra.

Fusões e aquisições aceleram no país
Freepik

Um ponto a ser lembrado é que quando houver risco dessas operações de M&A afetarem a livre concorrência no território brasileiro, elas deverão ser aprovadas pelo Cade, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica, que é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Justiça, que tem por missão zelar pela livre concorrência no mercado.

Conhecidas companhias brasileiras estão passando por essas operações. Temos exemplos de grandes empresas adquirindo empresas menores do mesmo ramo; grupos empresariais se desfazendo de algumas sociedades; empresas vendendo unidades produtivas não essenciais ao negócio; e fusões clássicas, quando duas ou mais empresas se fundem para formar uma terceira… leia mais em Valor Econômico 30/10/2023