A Puig confirmou a sua intenção de lançar nas bolsas de Madrid e noutras bolsas de valores espanholas.

O grupo familiar espanhol de beleza pretende angariar mais de 2,5 bilhões de euros, naquele que é descrito como um dos passos mais importantes nos seus 110 anos de história.

A Puig, que detém marcas como Charlotte Tilbury e Paco Rabanne, espera faturar aproximadamente 1,25 bilhão de euros deste montante através de uma oferta primária.

Isto será seguido por uma venda secundária “maior” de ações pelo acionista controlador da empresa, que é controlada pela Exea, a holding da família Puig.

A família Puig manterá a participação majoritária após o IPO.

“É importante para qualquer empresa familiar ter os freios e contrapesos corretos em vigor, especialmente durante as transições geracionais”, disse Marc Puig, Presidente e CEO da Puig.

“Acreditamos que o equilíbrio de ser uma empresa familiar que também está sujeita à responsabilidade do mercado nos permitirá competir melhor no mercado internacional de beleza durante a próxima fase de desenvolvimento da empresa.”

As ambições do player de beleza com sede em Barcelona incluem ganhar participação nos seus principais mercados da EMEA e das Américas, bem como fortalecer a sua presença na Ásia-Pacífico.

Com sua experiência principalmente em fragrâncias e maquiagem, a Puig disse que também espera crescer nas categorias de dermocosméticos e cuidados com a pele e bem-estar.

Rumores sobre o IPO da Puig circulam há vários meses.

No ano passado, agrupou os seus negócios sob a sociedade anónima Puig Brands SA para se preparar para flutuar; A Puig não teria podido abrir o capital se a sua empresa-mãe continuasse a ser uma sociedade de responsabilidade limitada.

Em fevereiro, Puig nomeou um sindicato bancário para liderar o seu IPO, liderado por Goldman Sachs e JP Morgan como coordenadores globais.

A primavera de 2024 provou ser um período agitado para IPOs da indústria da beleza.

Além da Puig, a Galderma, proprietária da Restylane e da Cetaphil, começou a negociar na bolsa suíça em março.

A varejista de produtos de beleza alemã Douglas lançou ações na bolsa de Frankfurt no mesmo mês… leia mais em Cosmetics Business. 08/04/2024