Há quatro anos, o Walt Disney A empresa concluiu a compra da 21st Century Fox após anunciar a aquisição dois anos antes. Agora, em 2023, é hora de examinar se a Disney comprou o conglomerado de mídia e entretenimento (e todas as suas propriedades atraentes) valeu a pena, tanto do lado logístico quanto dos fatores puros de entretenimento. É claro que a pandemia da COVID-19 afetou todas as facetas da indústria cinematográfica e televisiva, por isso é importante incluí-la nesta avaliação.

Quando a Disney adquiriu a 21st Century Fox por US$ 71,3 bilhões, a influente empresa de mídia também ganhou acesso a todos os títulos e propriedades de propriedade da Fox. Por exemplo, a Disney agora detém os direitos dos personagens dos X-Men, o avatar franquia e vários filmes e programas de televisão populares como Sozinho em casa, O som da música, Os Simpsons, e muitos outros. Além disso, a empresa obteve os canais de televisão que a Fox possuía ou tinha participação, como FX, Fox Networks Groups e uma participação majoritária na National Geographic. A Disney teoricamente ganhou muito poder (mais do que já tinha) quando assumiu os principais ativos e propriedades da Fox, mas o tempo é o único teste verdadeiro para ver se a compra foi bem-sucedida.

Quatro anos depois a compra da Fox pela Disney valeu a pena?

A aquisição da Fox pela Disney foi muito mais do que os X-Men e o MCU

Quando a Walt Disney Company comprou pela primeira vez a 21st Century Fox, o aspecto central do acordo em que muitos se concentraram foi que a Marvel Studios (de propriedade da Disney) ganhou os direitos dos X-Men. Como resultado, personagens como Wolverine, Deadpool, Tempestade, Fera e muitos outros poderiam aparecer no Universo Cinematográfico Marvel (MCU). Eles não podiam antes porque a Fox mantinha o controle sobre eles, mas agora, qualquer um deles poderia aparecer em um projeto MCU (e alguns já podem ter aparecido). No entanto, o acordo entre a Disney e a Fox foi muito além da conquista dos direitos dos heróis e vilões dos X-Men.

Conforme mencionado acima, a 21st Century Fox tinha controle sobre muitas facetas diferentes da indústria do entretenimento. Então, quando a Disney adquiriu a empresa, o conglomerado de mídia de massa também adquiriu os ativos da Fox. Após a venda, a Disney obteve a propriedade da propriedade de James Cameron avatar séries de filmes (e todos os outros filmes, séries de televisão ou franquias produzidas pela Fox, como Era do Gelo, Sozinho em casa, Os Simpsonse Hambúrgueres do Bob), os estúdios de cinema e televisão da Fox (como o 20th Century Studios), os canais a cabo da empresa, uma participação de 73% na National Geographic Partners, Star India, e uma participação de 30% no serviço de streaming, Hulu. Então, a aquisição significou muito mais do que os X-Men do MCU.

2023 quebrou uma sequência incrível de bilheteria da Disney que remonta a 2014

A Disney é conhecida há muito tempo como um dos estúdios de entretenimento de maior sucesso e sua longa trajetória provou isso. 2023, porém, acabou com isso.

Avatar é a joia da coroa da aquisição da Fox pela Disney

Mesmo que os X-Men sejam apenas uma seção da compra da 21st Century Fox pela Walt Disney Company, é uma parte significativa dela. No entanto, como a Marvel Studios ainda não aproveitou totalmente o acesso aos personagens dos X-Men, avatar foi sem dúvida a propriedade de maior sucesso para a Disney desde que a empresa adquiriu a Fox. Não está nem perto.

Produção em Avatar: O Caminho da Água estava em um estado de limbo após o lançamento de avatar, o filme de maior bilheteria de todos os tempos, porque o diretor James Cameron estava esperando por novos desenvolvimentos tecnológicos para acompanhar sua visão para a sequência. O elenco e a equipe começaram a filmar Avatar: O Caminho da Água em 2017 e concluído em 2020 antes de estrear no final de 2022. Assim como o primeiro filme, a sequência foi um sucesso alucinante. Avatar 2 arrecadou mais de US$ 2,32 bilhões nas bilheterias, consolidando seu lugar como o terceiro filme de maior bilheteria de todos os tempos, e o dinheiro foi direto para o bolso da Disney. Além disso, existem mais três avatar filmes em andamento.

O MCU mal começou a usar suas novas propriedades da Fox

É difícil avaliar se a aquisição da 21st Century Fox pela Disney valeu a pena porque a empresa não explorou completamente uma das maiores receitas (teóricas) da venda – os X-Men. Claro, é apenas uma questão de tempo até que os X-Men sejam totalmente incorporados ao MCU, mas isso ainda não aconteceu. Filmes recentes apenas provocaram personagens mutantes, como Patrick Stewart como Charles Xavier/Professor X em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura e (alerta de spoiler) Kelsey Grammer como Hank McCoy/Besta na cena do meio dos créditos de As maravilhas…

A aquisição da Fox pela Disney valeu a pena – ou ainda é muito cedo para dizer?

Levando em conta todas essas informações, pareceria que a aquisição da 21st Century Fox pela Walt Disney Company em 2019 valeu a pena (por enquanto). É claro que os títulos da Fox não têm ajudado a Disney+, e vender FX e National Geographic não é um bom sinal. No entanto, uma vez que a Disney obteve numerosos activos significativos com a venda, estes são apenas pequenas partes do quadro geral. Na verdade, o sucesso de Avatar: O Caminho da Água (e as futuras sequências da franquia) e a iminente integração dos X-Men no MCU devem fazer Disney feliz por comprar a Fox em 2019… leia mais em Thenexus 03/12/2023