[playht_player width=”100%” height=”90px” voice=”pt-BR_IsabelaV3Voice”]

A Renault está vendendo cerca de 5% de sua participação na Nissan Motor Co. para a própria montadora japonesa. Avaliada em cerca de 765 milhões de euros (US$ 824 milhões), a transação sucede o plano da Renault de reduzir sua fatia na Nissan e resultará numa perda de capital de 1,5 bilhão de euros, informou a empresa francesa na terça-feira.

Eventualmente, as duas fabricantes de automóveis pretendem igualar as suas participações cruzadas em 15%, afrouxando os laços que as mantiveram unidas numa aliança durante duas décadas.

Renault vende participação na Nissan

A parceria entre elas foi abalada em 2018 pela prisão de Carlos Ghosn, presidente de ambas as empresas. Desde então, elas se separaram e agora traçam caminhos distintos.

Dado que as ações da Nissan estão sendo negociadas abaixo da diretriz da Bolsa de Valores de Tóquio de manter uma relação preço/valor contábil acima de 1, a recompra por parte da montadora japonesa “ajudará a melhorar a situação”, disse o analista da Bloomberg Intelligence, Tatsuo Yoshida… leia mais em Valor Econômico 12/12/2023