A canadense RIM, dona do Blackberry, anunciou nesta sexta-feira, 07/10, a aquisição da irlandesa NewBay, provedora de ferramentas de fotos, vídeos e redes sociais para smartphones e computadores, por US$ 100 milhões.

Fundada em 2002, a NewBay é responsável pelo LifeCache, software usado, hoje, por 80 milhões de assinantes – e também trabalha com a criação de lojas e compartilhamento digital de conteúdo, baseado em cloud computing.
Possui acordos, no modelo White Label – onde a operadora fica com propriedade do serviço – com titãs como Verizon, AT&T, T-Mobile USA, Telefónica O2 e France Telecom.

Sediada em Dublin, a empresa tem 200 empregados e escritórios na Alemanha, Austrália e Coréia do Sul e recentemente fechou um acordo com a LG para pré-instalar o LifeCache nos terminais da fabricante. Com a compra pela RIM, não se sabe ainda se esse acerto será mantido ou não.

Analistas, no entanto, temem que a RIM tenha perdido tempo e lugar nessa corrida por aplicativos móveis na nuvem. Isso porque a empresa é conhecida por ser lenta na execução de novas ideias – o que significaria incorporar os produtos da NewBay ao Blackberry – e os seus rivais, especialmente, a Apple, com o iCloud, e o Google, com Apps, já avançam no cenário para conquistar os assinantes.
Fonte:ConvergênciaDigital07/10/2011