Em 19 de outubro de 2023, no horário do Brasil, a Sakata Seed Corporation (sede: cidade de Yokohama, prefeitura de Kanagawa, Japão; Presidente: Hiroshi Sakata; doravante, “Sakata”) entrou em um acordo por meio de sua subsidiária sul-americana Sakata Seed Sudamerica LTDA. (Sede: Bragança Paulista, São Paulo, Brasil; doravante, “SDA”) para adquirir todas as ações da Isla Sementes LTDA. (Sede: Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil; doravante, “Isla”) e a holding da Isla, Administração E Participações Spalding LTDA. (doravante, “Spalding”). A Sakata adquirirá as ações e as empresas serão subsidiárias até dezembro de 2023. O valor da aquisição será de 63,5 milhões de reais brasileiros (aproximadamente 1,88 bilhão de ienes).

Sakata vende sementes de flores e vegetais através da SDA para produtores de média a grande escala no Brasil. A Isla produz e vende sementes de flores e vegetais para jardineiros domésticos e pequenos agricultores no Brasil. Ambas as empresas têm grandes ações no Brasil em seus respectivos mercados.

Sakata adquire Isla,

Sakata estima que o mercado doméstico de jardinagem e pequenos agricultores no Brasil seja de cerca de 3 bilhões de ienes, e com uma população de mais de 200 milhões de pessoas e crescimento econômico futuro, Sakata espera que esse mercado continue a crescer. Através desta aquisição, as duas empresas, que têm pouca sobreposição na rede de vendas, área de vendas, base de clientes e portfólio de produtos, visam estimular novos clientes e demanda, alavancando suas respectivas redes de vendas.

A força da Sakata é que ela tem uma riqueza de variedades de F1 que são adequadas para a produção planejada por produtores de média a grande escala. A linha de produtos da Isla se concentra em um grupo diversificado de variedades que são atraentes para jardineiros domésticos e pequenos agricultores. Além disso, a Isla vende sementes para microgreens (vegetais jovens que são colhidos após um período de cultivo de cerca de 2 a 4 semanas) e sementes orgânicas (que não usam pesticidas, fertilizantes químicos, modificação genética ou esterilização de sementes após a colheita). Espera-se que a demanda por essas sementes aumente no futuro, e Isla tem fortes capacidades de produtos. No futuro, a Sakata está considerando alavancar a rede de vendas da Sakata para vender os produtos da Isla em países ao redor do mundo.

Com a adição da Isla ao grupo, Sakata espera que o uso mútuo de redes de vendas crie sinergias e aumente ainda mais as vendas para ambas as empresas. Espera-se que o aumento combinado das vendas desse efeito sinérgico seja de aproximadamente 15 milhões de reais brasileiros (aproximadamente 450 milhões de ienes) para ambas as empresas em cinco anos. Também esperamos que, aproveitando os pontos fortes das cadeias de suprimentos uns dos outros, possamos fazer uso efetivo das instalações de produção de sementes, armazéns e instalações de pesquisa e reduzir os custos de produção de sementes. A marca Isla continuará a existir mesmo após a aquisição pela Sakata.

O Brasil está posicionado como uma das bases importantes na estratégia de negócios global da Sakata, e a Sakata planeja fortalecer seus negócios no país e desenvolver ainda mais seus negócios na América do Sul… leia mais em Sakata 24/10/2023