Em um negócio global anunciado ontem (30), o Santander Brasil receberá 822 milhões de euros pela venda de 100% da sua área de gestão de fundos de investimento. O Santander Espanha informou que venderá 50% da Santander Asset Management, que foi avaliada em 2,047 bilhões de euros, para fundos de private equity da Warburg Pincus e da General Atlantic.

 Os três serão sócios em uma nova holding, dedicada à gestão de ativos. A transação, prevista para ser concluída até o fim do ano, envolve gestoras de 11 países, incluindo o Brasil.

 Quando a transferência da unidade brasileira for concluída, o Santander Brasil deixará de ser responsável pela gestão de R$ 122 bilhões em fundos, o que fez do banco o sexto maior gestor do país. Só o Santander Espanha permanecerá com a atividade de gestão, detendo diretamente parte da operação brasileira.

 O Santander Brasil continuará, porém, com a distribuição e a administração dos produtos. Será remunerado por essa atividade por um valor ainda não informado. Distribuidores desse tipo de produto no Brasil costumam receber pelo menos 50% das taxas cobradas pelos fundos.

 Não é a primeira vez que o Santander Espanha decide se desfazer de parte de uma área considerada não bancária. Em 2011, o banco vendeu 51% de seu braço segurador no Brasil, no México, no Chile, na Argentina e no Uruguai para a suíça Zurich. Para o Brasil, a transação rendeu R$ 2,7 bilhões. O país ficou apenas com a distribuição dos seguros.

 O objetivo do Santander Espanha com a transação é acelerar sua expansão pelo mundo ao lado dos novos parceiros. Ao mesmo tempo, o banco fortalecerá sua estrutura de capital.

Carolina Mandl
Valor Econômico
Fonte: contraf 31/05/2013