Startups de criptoativos que sobreviveram à forte retração do setor em 2022 agora estão envolvidas em uma onda de negociações de fusões e aquisições (M&A) para prepará-las melhor para o próximo boom no segmento de ativos digitais.

O número de fusões e aquisições entre empresas de ativos digitais bateu recorde trimestral nos primeiros três meses do ano, segundo a Architect Partners, consultoria de M&A que acompanha essa atividade desde 2016. Foram 54 transações no período, quase 10% a mais do que no ano anterior, revelou a Architect em relatório.

“Empresas de criptoativos bem capitalizadas estão usando esse ambiente para adquirir taticamente ativos de qualidade que escalam e reforçam seus negócios”, disse Michael Ashe, chefe de banco de investimento da Galaxy Digital.

A Galaxy fechou uma compra de US$ 44 milhões da plataforma de custódia de ativos digitais GK8 da Celsius Network, que está em recuperação de ativos, no primeiro trimestre. Ashe disse que vê os negócios sendo financiados principalmente com equity para preservar o caixa.

Sem dinheiro de venture capital startups sobreviventes do 'inverno cripto'
Pixabay

Os mercados de criptoativos desabaram no ano passado em meio a uma infinidade de falências de empresas relevantes, incluindo Celsius e a exchange de ativos digitais FTX. Recentemente, porém, o segmento está se recuperando, com o bitcoin acumulando alta de cerca de 80%, para quase US$ 30 mil, com otimismo de que o Federal Reserve eventualmente afrouxará a política monetária.

Mesmo após os ganhos recentes, o bitcoin e muitos outros tokens de criptoativos ainda estão muito abaixo de suas máximas históricas alcançadas no final de 2021…. leia mais em Valor Econômico 19/04/2023