[playht_player width=”100%” height=”90px” voice=”pt-BR_IsabelaV3Voice”]

O banco francês Société Générale pode completar a sua saída da Rússia vendendo participações em algumas das maiores empresas do país, no valor estimado de US$ 75 milhões, à sua antiga unidade local, Rosbank, por sua vez, vendida ao bilionário Vladimir Potanin no ano passado.

A carteira inclui pequenas participações nas maiores empresas do país, como a gigante do gás natural Gazprom, a produtora de níquel refinado MMC Norilsk Nickel, as empresas petrolíferas Lukoil e Rosneft, e 20 outras participações.

Société Générale pode vender participações em empresas russas para Rosbank

Um porta-voz do Société Générale não quis comentar. Potanin, a pessoa mais rica da Rússia, comprou a participação da Société Générale no Rosbank pouco depois de a Rússia ter enviado tropas para a Ucrânia e o credor francês ter tentado sair do país.

Mais tarde, o bilionário foi sancionado pelos EUA e pelo Reino Unido. Outros bancos internacionais, como o Raiffeisen Bank International, ainda não encontraram uma solução para se desfazer de suas subsidiárias russas.

Em 2022, a firma de Potanin, Interros, transferiu 47,5% do capital do Rosbank para a fundação de caridade do próprio bilionárioleia mais em Valor Econômico 24/12/203