A Southwest Airlines anunciou que adquiriu a SAFFiRE Renewables, empresa que está desenvolvendo tecnologia para produzir etanol renovável para ser convertido em combustível sustentável de aviação (SAF). A aquisição foi para o portfólio da Southwest Airlines Renewables Ventures (SARV), braço da companhia aérea que se dedica a aumentar o uso de SAF nos voos da empresa.

A SAFFiRE faz parte de um projeto apoiado pelo Departamento de Energia dos EUA (DOE) para usar a tecnologia desenvolvida no Laboratório Nacional de Energia Renovável (NREL) do DOE para converter palha de milho, uma matéria-prima de resíduos agrícolas amplamente disponível nos EUA, em etanol renovável.

A Southwest investiu pela primeira vez na SAFFiRE durante a primeira fase do projeto piloto em 2022. Com essa aquisição, espera-se que a SAFFiRE prossiga com a fase dois do projeto, desenvolvendo uma planta piloto na unidade de etanol Arkalon Energy da Conestoga em Liberal, Kansas. Inicialmente, essa planta deve utilizar a licença de tecnologia exclusiva da SAFFiRE da NREL para processar 10 toneladas de palha de milho por dia para a produção de etanol renovável.

Em seguida, o plano é que o etanol seja convertido em SAF pela LanzaJet, que abriu a primeira refinaria do mundo que produz SAF a partir de etanol. A Southwest também é uma dos investidores da LanzaJet.

“Essa aquisição marca a transição da Southwest de investidora para proprietária exclusiva da SAFFiRE, expressando nossa confiança na tecnologia da SAFFiRE e em seu potencial para avançar nossas metas de sustentabilidade, bem como as metas do setor em geral”, disse Bob Jordan, Presidente e CEO da Southwest Airlines.

“Defender o SAF é um pilar fundamental do plano Nonstop to Net Zero da Southwest e de nosso trabalho em direção a um futuro mais sustentável para as viagens aéreas. Estamos ansiosos para continuar nossa jornada com a SAFFiRE como parte de nossos esforços para impulsionar essa tecnologia promissora”, comentou o presidente e CEO da Southwest Airlines, Bob Jordan.

“O etanol renovável é uma matéria-prima importante para a produção de SAF de alto volume e preço acessível, o que é uma parte essencial da jornada rumo às emissões líquidas zero de carbono”, disse o presidente da SARV e CEO da SAFFiRE, Tom Nealon.. “Estamos entusiasmados com a rota do etanol para o SAF e com a capacidade potencial da SAFFiRE de produzir etanol renovável em uma escala economicamente viável”, completou… leia mais em Voo Limpo 03/04/2024