A Spectra Investimentos, gestora especializada em ativos alternativos, atingiu em março R$ 1 bilhão em desinvestimentos, após sair de 69 companhias desde 2015. O valor é metade do que a gestora investiu em empresas de diversos setores, nos últimos dez anos. Entre as saídas recentes, estão participações na petroleira 3R, na Órizon e no Nubank.

Muitos dos desinvestimentos foram feitos via bolsa, em meio à onda recente de ofertas que aconteceram na B3. As empresas do portfólio de fundos da Spectra participaram de cerca de 15% das ofertas iniciais de ações feitas entre 2020 e 2021. A gestora investe em empresas diretamente, em parceria com outras grandes da área e ainda compra fatias de companhias listadas na bolsa.

Predio da Nubank
Gestora vendeu participação no Nubank recentemente Foto: JF Diorio/Estadão

O sócio da Spectra, Renato Abissamra, afirma que essa é a segunda festa do bilhão. A primeira foi em meados de 2019, quando a gestora alcançou R$ 1 bilhão em ativos sob gestão. Os desinvestimentos trouxeram taxa interna de retorno sobre o capital alocado em média de 70%, segundo ele…Leia mais ementadas 08/04/2022