A Hauseful, startup de Florianópolis que desenvolve serviços para o mercado imobiliário, anuncia nesta semana um aporte de R$ 1,6 milhão dos grupos Gávea Angels e Harvard Angels. Com uma carteira de mais de 200 clientes corporativos, a proptech catarinense oferece uma solução de logística que cadastra e capacita mão de obra qualificada pronta a oferecer visitas acompanhadas, vistorias de imóveis e obras, levantamentos de plantas e fotografias profissionais com curadoria de imagem.

Fundada há três anos, a Hauseful hoje atua em 50 cidades de dez estados do país e concretizou mais de 100 mil serviços. Com o aporte, pretende investir em seleção e treinamento de equipe e também em tecnologia para expandir a atuação em São Paulo, que concentra 60% do mercado imobiliário nacional.

“O consumidor atual está acostumado com a agilidade de serviços como UBER, Netflix, enquanto as imobiliárias perdem um tempo imenso para lidar com questões para as quais sua equipe não está necessariamente preparada”, explica o CEO Pablo Ramirez Chacón, formado em design industrial com mestrado em arquitetura. Um dos fundadores da startup, chegou ao modelo junto com o sócio Robson Madalosso, que queria melhorar a eficiência de sua imobiliária com a chegada das concorrentes digitais.

Leia também demais posts relacionados a Proptechs no Portal Fusões & Aquisições

Startup catarinense Hauseful recebe aporte

Apesar do carro-chefe ser as vistorias de entrada e saída para locação e venda, a startup oferece tours 360º e filmagem dos imóveis. A metodologia permitiu a Hauseful ser incluída, entre mais de 2.063 empresas, na lista das “100 Startups to Watch 2021”. Em março passado, foi selecionada para a primeira turma da incubadora Softville Ágora, em Joinville, primeira unidade da rede MIDITEC/ACATE fora de Florianópoliis.

A startup, que iniciou com um teste em 2018, entrou em janeiro de 2019 com 12 clientes. Com o incremento de uma tecnologia proprietária em setembro do mesmo ano, chegou à marca de 2 mil serviços/mês. Em 2020, estava em cinco cidades (Florianópolis, Palhoça, San José, São Paulo e Rio de Janeiro) e, com a pandemia, o negócio acelerou. Com as imobiliárias fechadas, o serviço passou a ser fundamental para que o mercado imobiliário agisse para atender à demanda de pessoas que buscaram maior espaço para passar meses em isolamento, ou de escritórios que precisavam reduzir o espaço ou rescindir contratos de locação.

“A ascensão da Hauseful demonstra um resultado bastante escalável, com a oferta de um serviço que vem uniformizar itens fundamentais para a consolidação dos negócios do mercado imobiliário que lida diariamente com este gap”, pontua Luciana Parente, investidora membro da Gávea Angels. “As empresas costumam realizar esses serviços com mão de obra própria, o que gera custos altos e ineficiência na alocação da equipe. Isso é acentuado quando a demanda varia de forma significativa”, ressalta…Leia mais em SC Inova 19/01/2022