A Photoroom, o editor de fotos de IA mais popular do mundo, fechou com sucesso uma rodada de financiamento Série B de US$ 43 milhões. A rodada de financiamento, liderada pelo investidor anterior, Balderton Capital e pelo novo investidor, Aglaé, com a participação da YCombinator, eleva o financiamento total da Photoroom para US$ 64 milhões.

“O Photoroom quebrou todas as expectativas”, diz Cameron Curtis, vice-presidente executivo de marketing digital mundial da Warner Bros. “Sua facilidade de uso incomparável se tornou o catalisador para impulsionar o Barbie Selfie Generator para os holofotes digitais e cativar o público em todo o mundo.”

Como uma das poucas empresas no mundo que treinou um modelo do zero, a Photoroom usará esse financiamento para acelerar sua inovação em IA generativa: expandindo seus recursos de modelo investindo em mais GPUs, protegendo imagens dos principais provedores de imagem e fotógrafos e dobrando o tamanho da equipe até o final de 2024 contratando os melhores talentos de IA.

Startup de IA Photoroom recebe aporte milionário

“Balderton testemunhou a jornada notável do Photoroom desde seu início, e estamos continuamente impressionados com sua capacidade de liderar e executar sua visão centrada no usuário”, disse Bernard Liautaud, sócio-gerente da Balderton. “Os recursos de IA generativa do Photoroom são incomparáveis, e não temos dúvidas de que eles continuarão a liderar o caminho neste cenário em rápida evolução.”

O anúncio ocorre no momento em que a Photoroom lança seu primeiro modelo de fundação feito sob medida para fotografia de produtos, o Photoroom Instant Diffusion (Photoroom ID, na sigla em inglês). O primeiro de seu tipo, o modelo de base do Photoroom é treinado para dominar a fotografia do produto, garantindo que as imagens de diferentes fontes pareçam consistentemente estilizadas, como se fossem tiradas no mesmo ambiente.

“O modelo de fundação é o próximo passo para capacitar as empresas a criar fotos incríveis de produtos sem a necessidade de ser um especialista em engenharia ou fotografia”, disse Matthieu Rouif, cofundador e CEO da Photoroom. “Nosso modelo foi treinado para se destacar na fotografia de produtos e pode se adaptar rapidamente às necessidades e feedback do usuário.”

Ter controle sobre um modelo personalizado significa que a equipe de aprendizado de máquina do Photoroom será capaz de incorporar novas pesquisas assim que ele for lançado. A arquitetura personalizada do Photoroom também aumentará a velocidade de geração de imagens em até 40%. Isso significa que os usuários poderão gerar e iterar em suas imagens muito mais rápido do que em qualquer outro modelo de IA visual.

“Não estamos apenas aumentando a velocidade do nosso modelo, mas também otimizando a qualidade, por meio de maior resolução, imagens mais detalhadas e um conjunto de dados de treinamento maior do que nunca”, disse Rouif. “Como uma empresa de IA centrada no usuário, projetamos a arquitetura para fazer sentido para nossos usuários.”

O Photoroom também está lançando um conjunto de novas ferramentas de edição de fotos de IA que dão às empresas mais controle criativo sobre as imagens de seus produtos, incluindo:

  • AI Backgrounds (anteriormente Instant Backgrounds): Gere fundos de IA de qualidade melhorada para fotografias de produtos
  • AI Expand: Use IA generativa para expandir realisticamente a cena em torno de uma imagem existente
  • AI Images: Crie imagens personalizadas do zero usando prompts de texto
  • AI Fill: Personalize um item ou área da sua imagem com IA para um controle mais criativo
  • Rotação automática: corrija o ângulo da câmera com IA para imagens mais profissionais
  • AI Upscale: Melhore a resolução das imagens para fotos de maior qualidade
  • API de edição de imagem: As empresas podem usar a API do Photoroom para gerar e editar centenas de imagens em segundos

Para pequenas empresas, o novo modelo de base e os recursos do Photoroom as ajudam a criar imagens de produtos de qualidade profissional, oferecendo aos usuários mais controle criativo e flexibilidade. A colaboração da empresa com fotógrafos e provedores de imagem em todo o mundo também garante um conjunto de dados diversificado, usando imagens para treinar o modelo que foram usadas com o consentimento do provedor.

Para empresas que criam e editam um alto volume de imagens, o Photoroom se concentrou em automatizar fluxos de trabalho de edição de fotos para equipes. A API de edição de imagens do Photoroom já permite que equipes como Smartly, Printify, Faire, Bulgari e Netflix editem imagens aos milhares ou milhões. A API pode ser integrada a praticamente qualquer sistema e traz os recursos do Photoroom diretamente para os fluxos de trabalho de seus clientes. Nos próximos meses, o Photoroom também disponibilizará seus mais novos recursos de IA generativa por meio da API.

“Fomos imediatamente atraídos pela abordagem disruptiva do Photoroom para edição de fotos para empresas”, disse Kristina Chvilova, sócia da Aglaé. “Sua dedicação ao artesanato e sua capacidade de atrair marcas de primeira linha como Bulgari e Warner Bros para sua plataforma ressaltaram seu potencial de sucesso a longo prazo. Acreditamos que a tecnologia inovadora do Photoroom continuará a revolucionar a maneira como as empresas se envolvem com o conteúdo visual e estamos orgulhosos de fazer parte de sua jornada.”

O modelo de IA da fundação e o investimento subsequente marcam um marco significativo na jornada do Photoroom para revolucionar a edição de fotos de IA para empresas e consolidam a posição do Photoroom como líder em IA visual. Desde o lançamento em 2019, o Photoroom foi baixado mais de 150 milhões de vezes em todo o mundo, é usado por milhares de empresas, classificado entre os 6 principais produtos de IA generativa.

Sobre o Photoroom – A Photoroom foi fundada em 2019 e, nos últimos 4 anos, conquistou um nicho no espaço de fotografia comercial. O Photoroom obteve sucesso pela primeira vez com seu melhor removedor de fundo da categoria. Agora, expandiu sua oferta para incluir um editor de fotos em lote e ofertas de IA generativas: AI Backgrounds e AI Shadows. Processando mais de 5 bilhões de imagens por ano e baixado mais de 150 milhões de vezes, o Photoroom é agora o aplicativo de edição de fotos de IA #1 do mundo, disponível em dispositivos móveis, na web e por meio de uma API em mais de 180 países. A Photoroom está sediada em Paris com uma equipe global de mais de 50 funcionários… leia mais em Enf by leo Saldanha 27/02/2024