A Desko, empresa de tecnologia sediada em Porto Alegre (RS) e dedicada a oferecer uma plataforma completa de gestão do workplace, recebeu um investimento-anjo de R$ 2,5 milhões liderado por investidores da Mercosul Ventures. A corporate venture sediada em Seattle, nos Estados Unidos, é focada em potencializar negócios inovadores na América Latina encorajando-os a explorar o ecossistema de mercados e capital de startups estadunidenses.

Com o investimento, a Desko mira ampliar a presença internacional ainda no primeiro semestre deste ano, especialmente nos Estados Unidos, contribuindo para um crescimento de até quatro vezes o seu faturamento anual até dezembro de 2022.

A startup brasileira ganhou a atenção do mercado norte-americano após registrar crescimento acelerado: com apenas dois anos de operação, a plataforma multifunção para gestão de escritórios híbridos, registrou crescimento de 700% em 2021 e já é recomendada por facility managers de quase 300 marcas globais.

No período, a Desko se tornou líder no seu segmento de mercado no Brasil e conquistou vários dos unicórnios brasileiros como Nubank, iFood, Loggi, Creditas, Quinto Andar, Linx, Stone e Loft. Empresas gigantes e também consolidadas em seus setores também adotaram a plataforma Desko, dentre elas, WarnerMedia, Heineken, Accor, Renault, Deutsche Bank, BRF, BIC, Raízen, e XP Inc.

Com o novo aporte, Mário Verdi, fundador e CEO da Desko, vê a consolidação e a expansão internacional como o próximo grande passo da empresa, uma vez que a Desko é uma das únicas empresas de tecnologia no mundo pronta para atender à demanda do setor, que impulsionada pela Pandemia de Covid-19 busca ferramentas que facilitem a migração do modelo de trabalho para a configuração híbrida – caracterizada pela necessidade de otimizar o uso de espaços físicos utilizados por trabalhadores que fazem uma jornada semi-presencial.

“Nossa sorte, ou mérito, foi ter enxergado o escritório híbrido como tendência antes mesmo desse modelo de trabalho se concretizar. Com isso, crescemos muito em 2020, especialmente nos últimos meses do ano; e explodimos em 2021. Hoje, além do Brasil, a plataforma também já possui cerca de mil escritórios em países como Argentina, Chile, México, Estados Unidos, Portugal, Inglaterra, Espanha, Japão, Polônia e Alemanha”, sinaliza Mário Verdi.

De acordo com o executivo, a partir do investimento recebido neste ano, a meta será ampliar a adesão da plataforma por empresas sediadas nos Estados Unidos. “Este é um mercado com um potencial gigantesco para adoção de uma solução dedicada ao modelo híbrido de trabalho. Isto porque, apesar de toda a tecnologia produzida no país, eles estão um pouco atrasados em sua adoção de ferramentas de workplace com relação ao Brasil. Isso nos gera grandes oportunidades de negócio”, aponta Verdi.

Nomes de peso fortalecem o negócio

Para crescer de forma sólida e rápida, a empresa conta com o aval de grandes nomes do mundo corporativo, dentre eles o investidor Walter Benadof, sócio diretor da Mercosul Ventures e Chefe de operações da Defined.ai (ex-DefinedCrowd), que realiza curadoria de dados para acelerar o treinamento de Inteligência Artificial para empresas, e, que em 2020 fechou uma rodada de financiamento de US$ 50,5 milhões. Atualmente, Benadof é membro do Conselho da Desko no cenário internacional.

A Desko angariou ainda a participação de executivos de renome em seu quadro de colaboradores, como Mário Golendziner (CCO), um dos responsáveis pela implantação da DELL no Brasil e que anteriormente estava na AEL Sistemas, do grupo isralelense ELBIT; Graziela Kunde, engenheira de software que saiu da IBM depois de 15 anos, com experiência de 5 anos no Silicon Valley LAB, onde trabalhou no time do criador da linguagem SQL, Don Chamberlain; e Fernando Gorguet, atual Head de Global Sales da Desko, reconhecido profissional da área de Facilities, tendo passado por empresas como Unilever, JP Morgan, Nokia e Santander…..Leia mais em startupi 09/03/2022