A Cognitivo.ai, startup que cria soluções para tornar o ambiente corporativo nacional data-driven, recebeu um aporte de R$ 2,4 milhões. A rodada contou com vários investidores da Empiricus, como Rodolfo Amstalden, Leonardo Machado, Guilherme Queiroz, Matheus Baldi e Agapito Troina. Criada em 2017, é uma plataforma que seleciona, aloca e gerencia profissionais sob demanda para resolverem problemas de negócio por meio de projetos de dados.

“Conseguimos, em cerca de 2 semanas, entender o problema de negócio da empresa, transformá-lo em um problema de dados, arquitetar uma solução de ponta e montar um time de experts para implementar e incorporar a solução na realidade da empresa. Nas semanas seguintes, o time, criado a partir da nossa comunidade de profissionais rigorosamente selecionados (apenas 4% passam no corte), entrega e monitora a performance da solução de dados, que se tornará um ativo para a empresa.”, explica o CEO da Cognitivo.ai, Raul Magno, que aposta no que chama de “marketplace gerenciado de experts em dados e AI”. Uma solução como o Uber ou a AWS, só que de profissionais de dados e IA.

É possível criar e analisar bancos de dados, otimizar processos, prever acontecimentos e recomendar ações a partir dos dados. Dentre tantas possibilidades, é normal que gestores não saibam por onde começar, quem contratar ou qual sistema adquirir para fazer parte deste movimento global.

Não à toa, somente 15% das iniciativas de dados são bem sucedidas, de acordo com a Gartner Research. A Cognitivo.ai surge para mudar esse cenário no Brasil, já que entrega uma taxa de sucesso nos desafios de dados na casa dos 80%. Por isso, a startup também assumiu para si a responsabilidade de tornar-se referência em ciência de dados e IA até 2023… Leia mais em startupi 11/03/2021