A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições o ato de concentração entre o Itaú Unibanco S.A e AES Tietê Energia S.A. O despacho pela aprovação está publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 29.

A operação, segundo parecer do Cade, consiste na aquisição pelo Itaú Unibanco de ações preferenciais representativas de até 19,9% do capital social total da Guaimbê, empresa integralmente detida pela AES Tietê.

“O Conglomerado Itaú Unibanco passará a ter participação minoritária na Empresa-Alvo e, consequentemente, em suas controladas, mas que permanecerão sob o controle da AES Tietê”, diz o parecer.

O valor da operação não foi informado.

A justificativa apresentada para a operação é que, para o conglomerado Itaú Unibanco, a aquisição representa uma boa oportunidade para ampliação de seus investimentos em projetos de energia elétrica.

Já para o Grupo AES, “a operação representa um aporte de capital que contribuirá para o desenvolvimento e consolidação de novos projetos de geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis, em desenvolvimento pelo Grupo AES”. Estadão Conteúdo Leia mais em istoedinheiro 29/03/2021

====

ES Brasil e Itaú Unibanco firmam acordo por complexo solar Guaimbê

Banco vai subscrever novas ações a serem emitidas por subsidiária da AES Brasil, num aumento de capital de R$ 855 milhões, e passa a deter 19,9% do ativoComplexo-Solar-Guaimbe-AES-BrasilA AES Brasil firmou acordo de investimento com o Itaú Unibanco que permite a entrada do banco na Guaimbê Solar Holding, controladora do complexo solar homônimo, em São Paulo. Segundo a AES Brasil, o banco vai subscrever novas ações preferenciais que serão emitidas pela Guaimbê, resultando num aumento de capital de R$ 855 milhões. Com…Leia mais em energiahoje 19/03/2021