A Syngenta Proteção de Cultivos, braço do grupo multinacional de insumos agrícolas, divulgou hoje (04/07) que concluiu a aquisição da Ultrafine, planta de produção de fungicidas e inseticidas instalada em Indaiatuba (SP) há mais de 30 anos.

A compra foi anunciada em janeiro desse ano, mas finalizada nesta segunda-feira (03), quando a planta do interior de São Paulo passou a funcionar sob a gestão da empresa. O negócio levou cerca de um ano e meio para ser concluído e o nome dado à subsidiária da Ultrafine é Kubix.

De acordo com Jorge Buzzetto, diretor de Supply Chain Latam, a empresa também comprou terrenos ao redor da fábrica de Indaiatuba, cuja área pode chegar até três vezes mais ao tamanho atual.

A área total conta com dois complexos industriais de cerca de 2.000 m² cada, ambos em um terreno de 20.000 m².

Os terrenos compõem o plano de expansão de estrutura dos próximos cinco anos da empresa. Quando questionado sobre os impactos logísticos da Guerra entre Rússia e Ucrânia, o executivo afirma que a Syngenta apostou na capacidade de crescimento agrícola do Brasil para fazer este tipo de aporte financeiro, mesmo com os impactos geopolíticos.

Syngenta conclui a aquisição de unidade da Ultrafine em Indaiatuba (SP)

Para Buzzetto, que liderou o processo, Indaiatuba é estratégica pela localização que facilita a logística.

“A região está próxima a grandes centros, tem mão de obra qualificada e faz conexões com grandes eixos de distribuição do Brasil, como o aeroporto de cargas, de Viracopos, em Campinas, rodovias importantes do Estado e acesso facilitado ao Porto de Santos, o maior da América Latina para escoamento”, acrescenta.

Ele afirma à Globo Rural que esta compra complementa a operação da planta de Paulínia (SP), fábrica de formulação do braço da empresa de capital chinês…. leia mais em Globo Rural 04/07/2023