O United Malt Group disse nesta segunda-feira que concordou com uma oferta de aquisição de 1,5 bilhão de dólares australianos (999 milhões de dólares) da Malteries Soufflet, uma filial do agronegócio francês InVivo, em um acordo que visa construir a maior produtora de malte do mundo.

A mudança permitirá que a Malteries Soufflet expanda suas atividades geograficamente e forneça novos mercados, incluindo China e Oceania, disse o presidente-executivo da InVivo, Thierry Blandinieres, à Reuters.

“A união de ambas nos dá uma grande plataforma para capturar o crescimento do mercado de cerveja“, disse Blandinieres, que espera que o negócio seja fechado por volta de outubro.

As ações da United Malt saltaram 9,1% para A$ 4,8 no início do pregão, 20 centavos abaixo do preço de oferta de A$ 5 por ação. A ação teve a maior alta percentual no índice de referência.

A oferta em dinheiro representa um prêmio de 45,3% sobre o preço de fechamento da United Malt de A$ 3,44 em 24 de março, antes de ser divulgado pela primeira vez.

O acordo agora precisa da aprovação do Conselho de Revisão de Investimentos Estrangeiros (FIRB) da Austrália, bem como de um voto de apoio dos acionistas da United Malt, entre outros requisitos regulatórios.

A United Malt é a quarta maior produtora de malte comercial do mundo, produzindo malte a granel para cervejeiros, cervejeiros artesanais, destiladores e empresas de alimentos. Possui fábricas de processamento na Austrália, Canadá, Estados Unidos e Grã-Bretanha.

A Malteries Soufflet, uma das maiores produtoras de malte do mundo, administra 28 casas de malte na Europa, América Latina, Ásia e África.

A aquisição faz parte do esforço da InVivo para se tornar a maior produtora de malte do mundo. Ela adquiriu a Soufflet, uma empresa de agronegócios, no ano passado e assinou um acordo em janeiro para assumir a maltaria belga Castle Malting.

Também pretende aumentar os volumes de malte organicamente, disse Blandinieres.

Em um comunicado, o presidente da United Malt, Graham Bradley, disse que o conselho da empresa acredita que a oferta reflete adequadamente o valor de seu portfólio de ativos e a melhora antecipada em suas perspectivas de ganhos de curto prazo…. leia mais em MarketScreener 02/07/2023