Terra Quântica, uma startup sediada em Zurique, na Suíça, que visa construir uma plataforma Quantum-as-a-Service (incluindo, eventualmente, seu próprio hardware quântico proprietário), anunciou hoje que levantou uma rodada da Série A de US$ 60 milhões liderada por Estrela do Lago, que também apoiou a rodada de sementes de 2019 da empresa. Os investidores adicionais nesta rodada preferem permanecer anônimos. De acordo com Terra, eles incluem dois dos maiores e mais renomados escritórios familiares alemães e um dos investidores de criptomoedas mais influentes do mundo.

A ideia por trás do Terra Quantum é construir uma nova plataforma quântica de ponta a ponta. Com seus próprios chips quânticos ainda há alguns anos, isso atualmente significa que a empresa se concentra em oferecer uma biblioteca de algoritmos quânticos para seus clientes e ferramentas de segurança quântica, incluindo um serviço de distribuição de chaves quânticas.

Quanto ao seu próprio hardware, a empresa me diz que está “muito interessada em qubits supercondutores”. Atualmente, oferece a seus usuários acesso a qubits virtuais simulados e é capaz de suportar cargas de trabalho em qualquer uma das plataformas de hardware atualmente disponíveis, independentemente da topologia ou arquitetura.

Leia também demais posts relacionados a TI no Portal Fusões & Aquisições.

Terra Quantum levanta US$ 60 milhões

“A rodada de financiamento da Série A nos permite impulsionar nossa posição de liderança no campo da computação quântica à medida que evoluímos de uma startup de DeepTech para um negócio quântico global”, disse Markus Pflitsch, fundador e CEO da Terra Quantum. “Estou extremamente orgulhoso de nossos marcos recentes, tendo lançado o primeiro data center de nuvem quântica híbrida (QMware) e um protocolo quântico global super seguro baseado na distribuição de chaves quânticas (QKD) e grato pelo apoio de todos os nossos parceiros que e nos apoiará em nosso caminho.”

A Terra Quantum conta atualmente com várias empresas DAX40 na indústria automotiva e de biotecnologia entre seus clientes….leia mais em Teg6 20/01/2022