A empresa por trás da stablecoin Tether investiu uma quantia não divulgada no minerador de criptomoedas alemão Northern Data Group, em uma ação de apoio às iniciativas de inteligência artificial (IA).

Em um post de 21 de setembro, a Tether disse que o investimento estratégico na Northern Data através da empresa do grupo Tether, a Damoon, tinha a intenção de demonstrar “sua determinação em apoiar tecnologias emergentes”, insinuando colaborações envolvendo IA, comunicações peer-to-peer e soluções de armazenamento de dados. A empresa negou um relatório da Forbes sobre um investimento de US$ 420 milhões, mas não especificou o valor exato quando procurada para comentar. O Cointelegraph também entrou em contato com a Northern Data, mas não recebeu resposta no momento da publicação.

Em julho, a Northern Data anunciou um acordo com a Tether para adquirir a Damoon, um negócio no qual o emissor da stablecoin “concordou em capitalizar a Damoon antes da conclusão da aquisição com os fundos necessários para adquirir hardware de GPU de última geração”. O diretor de tecnologia da Tether, Paolo Ardoino, descreveu o investimento como uma “nova incursão em novas fronteiras tecnológicas”.

Tether adquire participação na mineradora de Bitcoin Northern Data

A Tether afirmou que o investimento estava “separado de suas reservas” e não afetaria os fundos dos clientes. A empresa já enfrentou ações legais nos Estados Unidos após acusações de falta de transparência total sobre suas reservas, resultando em multas milionárias e ordens para fornecer relatórios sobre o lastro do USDT.

Como o maior emissor de stablecoins em termos de capitalização de mercado, com mais de US$ 83 bilhões, a Tether fez diversos investimentos globalmente, desde parceria com a KriptonMarket na Argentina até a assinatura de um memorando de entendimento para ajudar no desenvolvimento da infraestrutura peer-to-peer com o governo da Geórgia. Em agosto, Ardoino revelou que algumas das operações de mineração da empresa estavam baseadas na América Latina, embora não esteja claro se elas poderão se expandir para a Alemanha após o acordo com a Northern Data.

Siga o Cointelegraph Brasil para acompanhar as notícias em tempo real: estamos no Twitter, no Telegram, no Facebook, no Instagram e no YouTube, com análises, especialistas, entrevistas e notícias de última hora do mercado de cripto e blockchain no Brasil e na América Latina… leia mais em Cointelegraph 21/09/2023