A Coupa Software anunciou nesta segunda-feira, 12, que firmou um acordo definitivo para ser adquirida pela Thoma Bravo, uma empresa líder em investimentos em software. Esta é uma transação totalmente em dinheiro com um valor empresarial de US$ 8 bilhões. Após a conclusão da transação, a Coupa se tornará uma empresa privada.

A transação inclui um investimento minoritário significativo de uma subsidiária integral da Abu Dhabi Investment Authority (ADIA). De acordo com os termos do acordo, os acionistas da Coupa receberão US$ 81,00 por ação em dinheiro, o que representa um prêmio de 77% em relação ao preço de fechamento das ações da Coupa em 22 de novembro de 2022, o último dia de negociação completo antes das reportagens da mídia sobre uma possível transação de venda envolvendo a companhia. A contraprestação da transação também representa um prêmio de aproximadamente 64% sobre o preço de fechamento médio ponderado por volume das ações da Coupa nos 30 pregões encerrados em 22 de novembro de 2022.

Thoma Bravo compra Coupa Software
Imagem/Coupa

“Por mais de uma década, construímos uma incrível comunidade de gerenciamento de gastos empresariais e consolidamos orgulhosamente nossa posição como a plataforma líder de mercado em nossa categoria. Estamos ansiosos para fazer parceria com Thoma Bravo e acelerar nossa visão para digitalmente transformar o escritório do CFO”, disse Rob Bernshteyn, presidente e diretor executivo da Coupa. “Embora nossa propriedade possa mudar, nossos valores não mudam. Cada um de nós na Coupa continuará a colocar nossos clientes no centro de tudo o que fazemos e a ajudá-los a maximizar o valor de cada dólar que gastam.”

“Esta transação é o resultado de um processo deliberado e cuidadoso que incluiu o envolvimento com partes estratégicas e financeiras”, disse Roger Siboni, principal diretor independente da Coupa. “O Conselho avaliou a transação em relação às perspectivas independentes da empresa no atual clima macroeconômico e determinou que a consideração em dinheiro certa e atraente na transação fornece um valor ajustado ao risco superior em relação às perspectivas independentes da empresa. O Conselho é unânime em sua crença nesta transação é o melhor caminho a seguir e no melhor interesse de nossos acionistas.”

Aprovações e prazos

A transação, que foi aprovada por unanimidade pelo Conselho de Administração da Coupa, deve ser concluída no primeiro semestre de 2023, sujeita às condições habituais de fechamento, incluindo a aprovação dos acionistas da Coupa e o recebimento das aprovações regulatórias necessárias. A transação não está sujeita a condição de financiamento.

Após a conclusão da transação, as ações ordinárias da Coupa não serão mais listadas em nenhum mercado público. A empresa continuará operando com o nome e a marca Coupa… leia mais em Tiinside 12/12/2022