A TotalEnergies anunciou a aquisição da empresa espanhola Iber Resinas , player na reciclagem mecânica de plásticos. Esta operação permitirá à TotalEnergies aumentar a sua produção de polímeros circulares na Europa, bem como completar a sua gama de produtos reciclados e reforçar o acesso a matérias-primas através da rede de fornecedores Iber resinas.

Com duas fábricas perto de Valência, a Iber Resinas recicla polipropileno, polietileno e poliestireno a partir de resíduos domésticos e industriais. Da mesma forma, a empresa possui uma importante carteira de clientes diretos para os quais vende seus produtos para fabricação de autopeças, embalagens ou materiais de construção.

Neste sentido, a Iber Resinas aproveitará as sinergias com as atividades da TotalEnergies para desenvolver produtos de qualidade e assim beneficiará da capacidade da TotalEnergies para acelerar o seu crescimento.

TotalEnergies adquire Iber Resinas

Declarações sobre a compra da Iber Resinas

Como declarou Nathalie Brunelle, Diretora de Polímeros do negócio de refino químico da TotalEnergies , “ Esta aquisição marca um novo passo para atingir nossa meta de ter polímeros circulares respondendo por 30% de nossa produção de plásticos até 2030. Temos o prazer de receber a Iber Resinas equipe e agregar seus conhecimentos em reciclagem à experiência da TotalEnergies em polímeros ”.

Por seu lado, os proprietários e diretores gerais da Iber Resinas, Santiago Sanz e Borja Sanz , asseguraram que “ a adesão à TotalEnergies é uma grande fonte de satisfação e representa uma excelente oportunidade para consolidar e desenvolver a Iber Resinas. Assim, também nos permitirá capitalizar em conjunto o nosso trabalho, o nosso conhecimento e o desenvolvimento do setor da reciclagem de polímeros tanto em Espanha como no resto da União Europeia, bem como enfrentar os novos desafios e ambições dos nossos clientes” .

TotalEnergies, pela economia circular dos plásticos

Ao reduzir o peso de muitas aplicações finais, os plásticos melhoram sua eficiência energética e reduzem sua pegada de carbono. Nesse sentido, produzir esses plásticos a partir de material reciclado ajuda a facilitar a gestão do seu fim de vida. Para promover a economia circular na utilização de plásticos, a TotalEnegies trabalha na reciclagem de todos os tipos de reciclagem:

Assim, na reciclagem mecânica , sua subsidiária Synova é referência na produção de polipropileno reciclado na França para aplicações sustentáveis ​​nos setores automotivo e de construção, com capacidade de 45.000 toneladas no final de 2022. Precisamente no ano passado, a empresa anunciou a construção de uma nova linha de produção híbrida de 15.000 toneladas de polipropileno de alto desempenho para a indústria automotiva em sua plataforma Carling – Saint-Avold (Moselle).

Na reciclagem química , a TotalEnergies anunciou em setembro de 2020 a construção de uma das primeiras usinas na França em sua plataforma de óleo zero em Grandpuits (Seine-et-Marne), em parceria com a Plastic Energy. Em 2022, a TotalEnergies assinou novos acordos com a Plastic Energy e a Honeywell para o fornecimento de óleo de pirólise para continuar seu desenvolvimento na Europa e nos Estados Unidos.

Em bioplásticos , a TotalEnergies também é uma das líderes mundiais graças à sua joint venture com a Corbion, que opera uma fábrica na Tailândia que produz 75.000 toneladas por ano de PLA, um bioplástico 100% de base biológica, reciclável e biodegradável.

Por fim, a TotalEnergies é membro fundador da Alliance to End Plastic Waste , que reúne cerca de noventa empresas, parceiros e apoiadores comprometidos com a implementação de soluções para eliminar os resíduos plásticos no meio ambiente, principalmente nos oceanos… leia mais em Mundo Plast 10/05/2023