A petrolífera francesa TotalEnergies concordou em adquirir os ativos upstream da empresa espanhola de energia Cepsa nos Emirados Árabes Unidos por uma quantia não revelada.

Sob o acordo, a TotalEnergies comprará uma participação de 20% nas concessões offshore Satah Al Razboot (SARB), Umm Lulu e Bin Nasher e Al Bateel (SARB e Umm Lulu).

Operada pela ADNOC Offshore com 60% de participação, a concessão SARB e Umm Lulu compreende dois grandes campos offshore. A OMV detém os 20% restantes de participação na concessão.

A Cepsa também transferirá sua participação indireta de 12,88% na Concessão Mubarraz por meio da venda de sua participação na Cosmo Abu Dhabi Energy Exploration & Production.

A Cosmo Abu Dhabi Energy detém uma participação de 64,4% na ADOC, que detém a Concessão Mubarraz, composta por quatro campos offshore produtores.

TotalEnergies compra ativos upstream da Cepsa

O presidente e CEO da TotalEnergies, Patrick Pouyanné, disse: “Esta transação representa outro marco importante em nossa parceria de longa data com a ADNOC e fortalecerá ainda mais nossa presença em Abu Dhabi, onde estamos presentes desde 1939.

“A aquisição de 20% de participação na concessão SARB e Umm Lulu está totalmente alinhada com nossa estratégia de focar em ativos de baixo custo e baixa emissão.”

A transação está sujeita às condições usuais, incluindo formalização de documentação e aprovações finais.

O CEO da Cepsa, Maarten Wetselaar, disse: “Esta transação posiciona a Cepsa para acelerar sua intenção estratégica de migrar seus negócios para novas áreas sustentáveis, como hidrogênio verde ou biocombustíveis, bem como o desenvolvimento da primeira rede de carregamento ultrarrápido para veículos elétricos na Espanha e Portugal.

“Nós realmente valorizamos as estreitas parcerias que desenvolvemos com o governo de Abu Dhabi e a ADNOC ao longo dos anos.”

A venda faz parte dos objetivos da Cepsa traçados em sua estratégia 2030 ‘Movimento Positivo’ para se tornar um ‘líder’ em mobilidade sustentável, biocombustíveis e hidrogênio verde em Espanha e Portugal… leia mais em Offshore Technolog 02/03/2023